Quartas de final da Libertadores 2025 é marcada por confirmação de favoritismo
Equipes que venceram o primeiro jogo conseguiram manter sua vantagem e garantiram vaga na semifinal da Libertadores em busca de uma vaga na final em Lima

Na noite desta quinta-feira (25), a Libertadores 2025 teve os últimos classificados para as semifinais que estão previstas para ocorrer nas semanas de 22 e 29 de outubro. O destaque desta atual fase foi a confirmação do favoritismo de Flamengo, Palmeiras e Racing nos certames e a classificação de todas as equipes que venceram os jogos de ida.
Brasileiros seguem vivos na Libertadores
As equipes brasileiras, que tinham maior número de participantes no início da competição, seguem vivas e em busca de saber quem será o primeiro time brasileiro a ganhar o tetra campeonato da competição continental.
O Palmeiras foi o primeiro a se classificar após ganhar os dois jogos contra o River Plate tanto no Más Monumental quanto no Allianz Parque, em partida com equilíbrios de domínio e atuação criticada pela torcida.
Apesar das críticas, a classificação palestrina tem a marca de um time resiliente e valente que soube aproveitar as oscilações do River para marcar seus gols e soube sofrer quando os argentinos passaram a ter o domínio da partida tanto na ida como na volta da eliminatória.
Flamengo viveu drama para se classificar (Vídeo: reprodução/YouTube/ESPN Brasil)
Outro brasileiro classificado para as semifinais é o Flamengo, que sofreu com arbitragem polêmica na ida e precisou dos pênaltis na volta para eliminar o Estudiantes fora de casa.
Em duelo marcado pela arbitragem polêmica de Andrés Rojas, o rubro-negro fez gols rápidos na ida e conseguiu controlar o jogo, mas o Estudiantes conseguiu um gol em duelo aéreo e conseguiu reduzir o prejuízo para o jogo de volta em casa.
Na Argentina, o Mengão até conseguiu controlar o ritmo da partida, mas em erro defensivo acabou sofrendo o gol que levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, o rubro-negro manteve a cabeça no lugar para ser perfeito em suas cobranças e contar com o brilho de Rossi contra um time que ele já defendeu em sua terra natal, pegando dois pênaltis para classificar o Urubu as semifinais da Libertadores após duas temporadas.
Racing vence duelo local para se classificar
A Argentina, que era o país com mais classificado para as quartas de final com quatro equipes, agora tem apenas uma equipe local viva na Libertadores: o Racing.
O atual campeão da Sulamericana teve um duelo contra o também argentino Vélez Sarsfield e consolidou seu favoritismo apontado desde o início da temporada, quando venceu o Botafogo na Recopa Sulamericana com autoridade.
Chaveamento da Libertadores 2025 (Foto: reprodução/X/@Libertadores)
O time comandado por Gustavo Costas sofreu com o domínio do Vélez no José Amalfitani, mas contou com Maravilla Martinez sendo decisivo marcando o gol da vitória fora de casa que deixou os albicelestes com a vantagem do empate.
Na volta, foi a vez do Racing ter controle das ações do jogo e apesar de uma falha do goleiro Cambeses que por um triz não virou um gol para o Vélez que poderia levar a partida para os pênaltis.
Por fim, após cruzamento pelo lado esquerdo, Solari mandou para o fundo da rede e garantiu a equipe de Gustavo Costas de volta a semifinal da Libertadores depois de 28 anos enfrentando o Flamengo.
LDU elimina mais um brasileiro na Libertadores
A LDU tem enfrentado equipes brasileiras desde a fase de grupos, onde passou na liderança a frente do Flamengo, contra o qual empatou sem gols em casa e perdeu por 2×0 no Maracanã, em noite onde sequer finalizou a gol.
Nas oitavas de final, o sorteio colocou o Botafogo em seu caminho e a altitude foi determinante para a classificação dos equatorianos. Na ida, o alvinegro carioca marcou o gol da vitória com 14 segundos e não conseguiu levar um resultado maior que 1×0 para Quito. Com isso, a LDU pressionou a Estrela Solitária desde o início e conseguiu fazer um 2×0 com autoridade e suficiente para seguir as quartas de final.
Pelas quartas, foi a vez de enfrentar o São Paulo, que vinha de uma classificação dramática contra o Atlético Nacional. Na altitude, os equatorianos fizeram novamente 2×0 e levaram uma boa vantagem para o Morumbis. Na capital paulista, os equatorianos aproveitaram os espaços no contra-ataque para garantir a classificação com uma vitória por 1×0.
Contra o Palmeiras na semifinal, a LDU busca repetir a receita na altitude em busca de voltar a final da Libertadores desde o seu título em 2008 diante do Fluminense, quando também se utilizou da altitude para avançar na competição rumo ao primeiro título continental do futebol equatoriano.