Trump troca foto de Biden por “caneta automática” na Casa Branca
O democrata é representado por uma autopen, alvo de críticas do republicano, que ironiza o antecessor com a nova decoração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inaugurou a “Presidential Walk of Fame” (Calçada da Fama Presidencial) na Casa Branca nesta quarta-feira (24). Na nova galeria de retratos presidenciais, Trump colocou uma foto de uma “autopen”, caneta automática usada para assinar documentos, no lugar de uma imagem do antecessor, Joe Biden, acusando-o de fazer uso excessivo do equipamento.
“A Calçada da Fama Presidencial chegou à Colunata da Ala Oeste”, publicou Margo Martin, assistente especial do presidente e assessora de comunicação, no X, acompanhando um vídeo que exibe fotos em preto e branco de presidentes em molduras douradas.
A Casa Branca também divulgou uma imagem de Trump, cujas fotos como 45º e 47º presidente dos Estados Unidos foram colocadas ao lado da de Joe Biden. Em vez de um retrato oficial, o ex-presidente democrata é representado por uma foto da caneta automática, acompanhada da sua assinatura. Trump e aliados no Congresso afirmam que o uso do equipamento fazia parte de um suposto plano para ocultar limitações cognitivas do antecessor.
Pronunciamento de Biden
Na época em que surgiram acusações sobre uma suposta tentativa de esconder deteriorações cognitivas do ex-presidente, Biden refutou as insinuações de Trump em comunicado: “Deixe-me ser claro: eu tomei as decisões durante minha presidência. Tomei decisões sobre perdões, ordens executivas, legislações e proclamações. Qualquer sugestão de que não o fiz é ridícula e falsa.”
Ainda não houve manifestação de Biden ou de sua assessoria sobre a nova exibição.
Calçada da Fama Presidencial (Foto: reprodução/AFP/SAUL LOEB/Getty Images Embed)
Trump já havia indicado que o retrato de seu antecessor seria substituído por uma imagem da autopen. Em entrevista ao The Daily Caller, ele afirmou que nem todos os presidentes seriam representados da mesma forma e, ao ser questionado sobre Biden, confirmou a decisão: “Vamos colocar uma foto da autopen automática.”
Reformas e mudanças na Casa Branca
O presidente norte-americano fez várias mudanças na decoração da Casa Branca, que tem mais de 200 anos, incluindo a renovação do Salão Oval com ornamentos dourados, a instalação de grandes mastros de bandeira e a construção de um salão de festas de grandes proporções, aparentemente financiado com recursos próprios.
Ele também realizou reformas no Jardim das Rosas da Casa Branca no início do verão, substituindo a grama por mármore e pedras, instalando nova iluminação e caixas de som para eventos. O espaço, em estilo de pátio e inspirado em Mar-a-Lago, foi batizado de “Rose Garden Club”.
O republicano também reposicionou o quadro de Barack Obama e, rompendo com a tradição, passou a exibir vários retratos próprios na Casa Branca. Anteriormente, ele já havia alterado a disposição de retratos de George W. Bush e chegou a substituir o retrato da ex-primeira-dama Hillary Clinton por um de si mesmo.