Suspeito de assassinar Charlie Kirk confessa crime a colega

Tyler Robinson, suspeito de matar ativista pró-Trump, Charlie Kirk, confessa crime a colega de quarto por várias mensagens, promotor pede pena de morte

16 set, 2025
Charlie Kirk | Reprodução/Andrew Harnik/Getty Images Embed
Charlie Kirk | Reprodução/Andrew Harnik/Getty Images Embed

O principal suspeito de ter atirado no ativista conservador Charlie Kirk, na última quarta-feira (10) é Tyler Robinson. Segundo os documentos da investigação, ele teria trocado mensagens com um colega de quarto, nas quais ele demonstra muita preocupação em devolver um rifle, usado por ele no crime, ao seu avô.

Na troca de mensagens, ele confessa que assassinou Charlie Kirk, e quando questionado por seu colega o porquê de fazer isso, ele respondeu que estava cansado do ódio espalhado pelo influenciador, e que ódio não se resolve negociando. Tyler se encontra preso, desde a última sexta-feira (12).

Charlie Kirk e seu elo com o conservadorismo

Charlie Kirk era conhecido por ser um ativista, político e influenciador-conservador e bastante ativo no mundo político. Ele apoiava o governo de Donald Trump, atual presidente americano. O vice-presidente dos Estados Unidos, James David Vance, se manifestou pelo X, e fez questão de agradecer ao influenciador pela vitória nas eleições:

“Grande parte do sucesso que tivemos nesta administração se deve diretamente à capacidade de Charlie, de organizar e mobilizar. Ele não apenas nos ajudou a vencer em 2024, mas também contribuiu para a nomeação de funcionários em todo o governo”.


Embed from Getty Images

Charlie Kirk discursa em um comício de Donald Trump realizado em Glendale, no Arizona (Foto: reprodução/Rebecca Noble/Getty Images Embed)

Charlie Kirk era dono da Turning Point USA (TPUSA), uma organização sem fins lucrativos que atuava em faculdades, universidades e escolas do ensino médio americanas. Essa ONG de Charlie Kirk ajudou a arrecadar muitos milhões de dólares para a campanha de Donald Trump, além de ter ajudado a converter o voto de muitos jovens, adolescentes e adultos descontentes com o atual cenário político americano daquela época, mostrando a força dos discursos do influenciador nas redes sociais na época das eleições.

Charlie Kirk, segundo sua viúva, Erika Kirk, disse em entrevista que o marido pretendia disputar as eleições.

Bolsonaro já participou de palestra com Charlie Kirk

O influenciador Charlie Kirk era um dos principais aliados de Bolsonaro nos Estados Unidos. Em fevereiro de 2023, o ex-presidente participou de um evento organizado pelo influenciador. Kirk era uma das principais vozes da direita americana.

Em uma entrevista feita por Charlie em seu podcast, Bolsonaro respondeu sobre temas como porte de armas, atentados do 8 de janeiro de 2023 a Praça dos três poderes, críticas ao STF, e ainda sobre a possibilidade do Brasil “virar uma Venezuela”, na gestão de Lula.


Embed from Getty Images 

Bolsonaro participou de evento com Charlie Kirk (Foto: reprodução/Joe Raedle/Getty Images Embed)

Tyler Robinson foi acusado formalmente por matar Charlie Kirk nesta terça-feira (16). As acusações envolvendo o jovem são de:

  • homicídio qualificado
  • duas acusações de obstrução da justiça e disparo de arma de fogo com lesão corporal grave
  • duas acusações de adulteração de testemunhas e prática de crime violento na presença de uma criança

Jeff Gray, procurador do caso, disse que Tyler poderá sofrer pena de morte, mas mesmo que assim quer seguir com um julgamento justo e normal ao jovem, os crimes cometidos pelo jovem, de 22 anos, são inafiançáveis.

Mais notícias