Looks memoráveis que eternizam o legado de Giorgio Armani
Estilista faleceu aos 91 anos, mas seus looks deslumbrantes no tapete vermelho marcaram época e continuam vivos na memória da moda e do cinema

Giorgio Armani faleceu na última quinta-feira (4) aos 91 anos, cercado por entes queridos, deixando como herança não apenas um império da moda, mas também looks inesquecíveis que ajudam a contar a história de cinco décadas de sua marca. Entre seus maiores feitos estão criações memoráveis que brilharam no tapete vermelho de eventos e premiações ao redor do mundo, vestindo de estrelas do cinema a musas da música com elegância inconfundível.
Ao longo das décadas, Armani transformou a maneira como o mundo via a moda de gala, da revolução dos power suit (ternos femininos) nos anos 70 à sofisticação impecável de vestidos de alta-costura. Ele foi o estilista favorito de atrizes, modelos e artistas que queriam mais do que estar na moda, se sentir confortáveis e confiantes.
Looks que marcaram a carreira de Giorgio Armani:
Cate Blanchett
Blanchett foi uma das maiores embaixadoras não-oficiais da marca de Armani. Em 2014, usou um vestido bordado com cristais avaliados em US$ 100 mil ao vencer o Oscar de melhor atriz daquele ano por “Blue Jasmine”. Dois anos depois, ela apostou em um modelo com flores tridimensionais em tom verde-água, reafirmando sua conexão com a marca e seu estilo etéreo.
Cate Blanchett (Foto: Reprodução/Jason Merritt/Jeff Kravitz/Getty Images Embed)
Julia Roberts
Em 1990, Julia Roberts ignorou as convenções e usou um terno masculino assinado por Armani no Globo de Ouro. Um ato que se tornou símbolo do empoderamento feminino na moda. Anos depois, esse momento ainda é reverenciado como um dos mais marcantes do evento.
Julia Roberts no Globo de Ouro em 1990 (Foto: Reprodução/Steve Granitz/Getty Images Embed)
Anne Hathaway
No Oscar de 2009, Hathaway surgiu como uma verdadeira sereia no tapete vermelho. Vestia um modelo justo, coberto por lantejoulas cintilantes, em um tom perolado que reproduzia o efeito de uma segunda pele. Um clássico.
Anne Hathaway no Oscar 2009 (Foto: Reprodução/Dan MacMedan/Getty Images Embed)
Nicole Kidman
Para o Oscar de 2018, Kidman optou por um modelo escultural, com laço frontal e fenda na perna em azul vibrante, cor frequentemente usada por Armani para transmitir elegância ousada. A silhueta estruturada e o brilho intenso do tecido tornaram o look um dos mais impactantes daquela edição.
Nicole Kidman no Oscar 2018 (Foto: Reprodução/Rick Rowell/Craig Sjodin/Getty Images Embed)
Penélope Cruz
Penélope Cruz escolheu um Armani Privé para o Oscar de 2012. O vestido longo ombro a ombro em chiffon azul, tinha delicadeza e sobriedade, duas qualidades que definiram o início da trajetória da atriz nas premiações internacionais.
Penélope Cruz no Oscar 2012 (Foto: Reprodução/Jeff Vespa/Getty Images Embed)
Lady Gaga
No Festival de Toronto, durante a estreia do filme “Nasce uma Estrela”, Gaga escolheu um visual Armani mais contido e dramático, condizente com sua estreia como atriz principal. Uma virada de estilo importante, que diferencia a cantora da atriz.
Lady Gaga no Festival de Toronto em 2018 (Foto: Reprodução/George Pimentel/Getty Images Embed)
Naomi Watts
Para o Oscar 2013, ano em que foi indicada como melhor atriz pelo filme “O Impossível”, Naomi, escolheu um vestido metalizado feito sob medida para ela, todo bordado em paetês, decote geométrico e cortes assimétricos e estruturados, a criação conferiu à atriz uma espécie de “armadura fashion”, revelando o lado experimental da alta-costura Armani.
Naomi Watts no Oscar 2013 (Foto: Reprodução/Rick Rowell/Getty Images Embed)
Kirsten Dunst
Dunst vestiu Armani Privé na estreia de “O poder do Cão” no Festival de Veneza em 2021. A atriz desfilou no tapete vermelho em um vestido longo de renda preta, com decote e detalhes florais no ombro direito em uma memória que permanece na memória como sinônimo de sofisticação atemporal da marca italiana.
Kirsten Dunst no Festival de Veneza em 2021 (Foto: Reprodução/Stefania D'Alessandro/Getty Images Embed)
Demi Moore
O look da atriz foi brilhante, literalmente, e quebrou padrões com sua natureza literal e figurativa, marcando a temporada com ousadia. Ela escolheu um vestido tomara-que-caia personalizado, em seda champanhe com um detalhe geométrico curvo no corpete, adornado com cristais Swarovski. O look não só ficou marcado na história da marca, como também na história da atriz, que ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz por sua atuação em “A Substância”.
Demi Moore no Globo de Ouro 2025 (Foto: Reprodução/Etienne Laurent/Getty Images Embed)
Elle Fanning
Na estreia de “Sonhos de uma Vida”, de Sally Potter, durante o Festival de Cinema de Berlim de 2020, Fanning representou o estilo preciso de Armani, em uma peça ingênua e teatral que se tornou instantânea na memória fashion. O vestido escolhido foi um Armani Privé preto em veludo com um detalhe de laço no corpete e uma barra frisada e tem como inspiração o estilo clássico “Old Hollywood”.
Elle Fanning no Festival de Berlim em 2020 (Foto: Reprodução/Stephane Cardinale/Getty Images Embed)
Zoe Saldaña
A atriz optou por um vestido strapless (sem alças) com listras verticais em vermelho e branco, para prestigiar a estreia do filme “A Árvore da Vida”, durante o Festival de Cannes em 2011. Quebrando expectativas com uma paleta vibrante, que não era comum na época, os tons predominantes da marca eram tons azuis e preto.
Zoe Saldaña no Festival de Cannes em 2011 (Foto: Reprodução/Andreas Rentz/Getty Images Embed)
Isabelle Huppert
Isabelle Huppert (Foto: Reprodução/Dominique Charriau/Getty Images Embed)
Huppert chegou ao tapete vermelho do Festival de Veneza em 2022 usando um Armani Privé de 2007, all black, com saia estruturada, remontado e transformado, um testemunho de como as criações de Armani envelhecem com elegância e atemporalidade.