Aniversário de 56 anos do “Jornal Nacional” é marcado por despedida de William Bonner
Âncora do telejornal de maior audiência no Brasil está de mudança para o Globo Repórter, César Tralli e Renata Vasconcellos ficam a frente do programa

A edição do “Jornal Nacional”, da TV Globo, desta segunda-feira (1º) comemora os 56 anos do telejornal no ar. Além da marca, William Bonner, anuncia a sua despedida da bancada após 29 anos a frente do jornal de maior audiência da televisão brasileira.
O âncora permanece no telejornal até o dia 3 de novembro, quando será substituído por César Tralli, que com Renata Vasconcellos, passarão a comandar o “Jornal Nacional”, enquanto Bonner assumirá o comando do “Globo Repórter”, outro programa de renome da emissora, a partir de 2026.
Outras atividades
Bonner deixará “Jornal Nacional” apenas no início de novembro, mas sua despedida será anunciada na edição desta segunda-feira. O jornalista está há 29 anos na função de âncora, e nos últimos 26 também é o editor-chefe do telejornal. César Tralli será seu substituto da bancada, enquanto Cristiana Sousa Cruz, assume a função de editora-chefe, após seis anos na função adjunta ao lado de Bonner.
Segundo a própria Globo, a emissora e o jornalista vem trabalhando há cerca de cinco anos a substituição do âncora das funções executivas e de sua atuação diária no principal jornal da emissora. O motivo da mudança não é outro senão a vontade de Bonner de ter mais tempo ao lado de seus familiares, e de outras atividades pessoais.
Locutor de rádio e redator publicitário no início da carreira, William Bonner chegou a Globo em 1986, atuando como apresentador do “SPTV”, “Jornal Hoje”, “Fantástico”, e “Jornal da Globo”. Em 1996, Bonner tornou-se âncora do “Jornal Nacional”, e três anos mais tarde, acumulou a função de editor-chefe do principal telejornal da emissora carioca.
Ver essa foto no Instagram
William Bonner ao lado da futura dupla do "Jornal Nacional", Renata Vasconcellos e César Tralli (Foto: reprodução/Instagram/@realwbonner)
Mudanças de nome
A Globo passa por algumas alterações de apresentadores dos telejornais da emissora. Bonner deixa o “Jornal Nacional” para assumir o “Globo Repórter” ao lado de Sandra Annenberg. O “Jornal Hoje”, que vai ao ar no início da tarde, terá Roberto Kovalick, que deixará o “Hora Um”, para dar lugar a Tiago Scheuer, que trará as primeiras informações do dia para quem estiver sintonizado no canal.