Avião de deputado cai e deixa mortos nos Lençóis Maranhenses

Aeronave de pequeno porte, do tipo anfíbia, caiu na região de Santo Amaro do Maranhão; ainda não há confirmação oficial sobre as causas do acidente

11 ago, 2025
Manoel e Bruna foram vítimas da queda de avião I Reprodução/Instagram/@maranhaodeverdade_
Manoel e Bruna foram vítimas da queda de avião I Reprodução/Instagram/@maranhaodeverdade_

No último sábado (9), o avião do deputado estadual do Maranhão Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB) caiu nos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. As vítimas do acidente foram Bruna Emanoely e Manoel Victor Bitto, piloto da aeronave. Manoel havia partido de São Luís, enquanto Bruna, que também seguia para a mesma cidade, pediu carona ao piloto, amigo de sua família, para visitar o pai e passar o domingo em comemoração ao Dia dos Pais.

Vítimas

Bruna Emanoely estava recém-formada em medicina veterinária e tinha 23 anos. Sua morte surpreendeu familiares e amigos. O Itavet (Instituto de Treinamento e Atualização Veterinário), declarou em nota que Bruna era uma aluna assídua e muito dedicada em tudo o que se propôs a fazer, ressaltando a perda significativa para o futuro da profissão. Os parentes de Bruna, donos de um restaurante na cidade de Santa Inês, descreveram-na como “alegre e bondosa” e decidiram não abrir o estabelecimento no domingo (10), em sinal de luto pela tragédia.


Postagem do Itavet após o falecimento de Bruna (Foto: reprodução/Instagram/@itavetcursos)

Manoel Victor Britto, piloto da aeronave, tinha 43 anos e havia obtido a habilitação para atuar na profissão. Pai de dois filhos e irmão de cinco irmãs, Manoel era considerado um amigo próximo pelo deputado Francisco Nagib (PSB). Ao receber a notícia da tragédia, o deputado lamentou a perda e destacou: “Manoel era um amigo próximo que a aviação me presenteou”. Em homenagem ao piloto, acrescentou: “Manoel, um jovem trabalhador, sempre gostou de emoções. Tudo que topava fazer, saía bem feito. Deus quis assim, que seu destino fosse ficar eternamente nos Lençóis Maranhenses, lugar que você tanto gostava. Sem acreditar.”

A retirada das vítimas ocorreu durante a madrugada, e os corpos foram encaminhados ao Hospital de Santo Amaro e, posteriormente, ao Instituto Médico Legal (IML) em São Luís.


Deputado Francisco Nagib lamentou a perda do amigo nas redes sociais (Vídeo:reprodução/Instagram/@fconagib)

Acidentes aéreos recentes reforçam alerta sobre segurança

A aeronave era do modelo anfíbio, que pode ser de pequeno ou grande porte, geralmente utilizado para salvamentos e transporte pessoal. A principal vantagem desse tipo de avião é a capacidade de decolar e pousar na água, dependendo do modelo, que pode ter um ou dois motores. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave estava com a documentação e a autorização para voo em situação regular. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Um caso semelhante ocorreu em junho deste ano, quando um avião de pequeno porte caiu no interior de São Paulo, causando a morte de duas pessoas: Felipe Coiado, de 24 anos, e Abner Oliveira, de 39 anos. As vítimas sofreram politraumatismo e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Preto.

Mais notícias