Botafogo humilha Fortaleza no reencontro com Renato Paiva

Glorioso domina equipe cearense do começo ao fim no Castelão em dia especial para Marçal; Leão perde Gustavo Mancha expulso e vira presa fácil dos cariocas

09 ago, 2025
Marçal e David Ricardo | Reprodução/X/@Botafogo
Marçal e David Ricardo | Reprodução/X/@Botafogo

Em uma noite de reencontro entre Botafogo e Renato Paiva, o Alvinegro Carioca não tomou conhecimento do atual clube do seu ex-treinador e atropelou o Fortaleza, na Arena Castelão. Mesmo com muitos desfalques, o atual campeão brasileiro aproveitou a expulsão de Gustavo Mancha, aos 5 minutos, e goleou o Leão do Picci por 5 a 0.

Os gols da equipe de Davide Ancelotti foram marcados por Marçal (2 vezes), Arthur Cabral, David Ricardo e Matheus Martins. Marçal, inclusive, viveu uma noite especial no Ceará. A última vez que o camisa 21 havia atuado os 90 minutos, foi no jogo do título do Brasileirão 2024, na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no dia 08/12.

Com o resultado, o Glorioso chegou aos 29 pontos e agora está na 5ª posição, apenas 1 ponto atrás do Bahia (4º colocado). Já o “Laion” segue seu martírio na zona de rebaixamento, com apenas 15 pontos e na 18ª colocação.

Escalações

Para enfrentar seu ex-time, Renato Paiva escalou o Fortaleza no 4-2-3-1. Sem poder contar com Zé Welison, Pochettino, Moisés e João Ricardo, o português mandou o Leão a campo com: Vinicius; Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha (expulso) e Weverson; Lucas Sasha, Matheus Pereira (Rossetto), Herrera (Adam Bareiro), Lucca Prior (Pikachu) e Breno Lopes (Kervin Andrade); Deyverson (Ávila).

Por sua vez, o italiano Davide Ancelotti não pôde contar com seus zagueiros titulares (Kaio Pantaleão e Barboza), sendo obrigado a escalar uma dupla de zaga completamente diferente e improvisar Marçal na posição, ao lado de David Ricardo. O Botafogo foi a campo no 4-4-2, com: Léo Linck; Vitinho (Ponte), Marçal, David Ricardo e Alex Telles; Newton, Danilo (Huguinho), Savarino (Joaquin Correa) e Montoro (Matheus Martins); Artur e Arthur Cabral (Mastriani).

Primeiro tempo

O início da partida reservou um cenário inesperado. Logo aos 5 minutos, o zagueiro Gustavo Mancha deu um carrinho violento e atingiu Danilo na altura da canela. Como consequência, o árbitro Anderson Daronco não hesitou e expulsou o zagueiro da equipe cearense (e manteve a expulsão mesmo após consulta ao VAR).

E o Botafogo não demorou a fazer valer sua superioridade numérica. Aos 14 minutos, Alex Telles cobrou falta com perfeição e encontrou Marçal completamente livre na grande área para abrir o placar para os cariocas: 1 a 0.

O Fortaleza tentou responder em cruzamento de Lucca Prior para Tinga, que cabeceou com perigo ao gol de Léo Linck e em finalização de José Herrera de fora da área, após passe de Breno Lopes.

Mas o Botafogo foi letal e ampliou o marcador na reta final da primeira etapa. Após lindo passe de Álvaro Montoro, Arthur Cabral invadiu a área, driblou Vinicius e empurrou a bola para a rede: 2 a 0 e vantagem tranquila antes do intervalo.

Segundo tempo

Os 45 minutos finais começaram exatamente como terminaram os primeiros. Logo aos 2 minutos, Newton acertou a trave, em chute de fora da área, No minuto seguinte, após cobrança de escanteio e confusão na grande área do Fortaleza, Arthur Cabral protegeu e achou Marçal, que dominou e finalizou sem chances para o goleiro Vinicius: 3 a 0 Botafogo.

Apenas cinco minutos depois, o Alvinegro voltou a castigar o Tricolor Cearense na bola parada. Savarino cobrou escanteio pela direita e David Ricardo subiu na primeira trave para ampliar a goleada: 4 a 0.

Com um homem a mais e o placar já praticamente sacramentado, o Botafogo não teve dificuldades para controlar o restante da partida. Davide Ancelotti aproveitou para dar ritmo a jogadores menos utilizados como Huguinho, Mastriani e Matheus Martins (que retornou de lesão há pouco tempo).

E foi justamente o camisa 11 quem deu números finais ao jogo. Aos 48 minutos, Matheus recebeu na entrada da área, driblou Kuscevic e finalizou no canto esquerdo de Vinicius para fechar uma noite mágica do atual campeão nacional: 5 a 0 e moral elevada para a decisão na Libertadores.


Fortaleza 0X5 Botafogo melhores momentos (Vídeo: Reprodução/Youtube/TNT Sports Brasil)

Calendário

Em momentos distintos, Fortaleza e Botafogo agora voltam seus olhares para a Taça Libertadores, no meio de semana. As duas equipes começam a decidir vaga nas quartas-de-final da competição internacional em seus estádios.

O Leão do Picci encara o Vélez Sarsfield, da Argentina, na próxima terça-feira (12), às 19h, na Arena Castelão. Já o Botafogo enfrenta a LDU, do Equador, na quinta-feira (14), às 19h, no Nilton Santos.

Mais notícias