Ex-procurador de Trump é alvo de investigação federal

Ex-procurador de Trump é investigado após pedido do senador Tom Cotton; Jack Smith passou a ser alvo de apuração federal sob violação de normas de conduta

04 ago, 2025
Donald Trump em ligação | Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump
Donald Trump em ligação | Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump

Uma ação federal que avalia o comportamento de servidores federais deu início a um processo investigativo contra Jack Smith, ex-procurador que monitorou dois procedimentos investigativos direcionados a Donald Trump, ao final de seu primeiro mandato.

Motivos por trás das investigações

O departamento de Conselho Especial tornou público neste sábado que iniciou um processo investigativo contra Smith, em razão de um suposto descumprimento da Lei Hatch, essa lei impede que servidores federais usem seus cargos públicos para fins políticos.

A medida foi tomada depois que o Senador Tom Cotton, republicano de Arkansas, solicitou a abertura da investigação.

No começo da semana passada, o senador Tom Cotton acusou Smith de perseguir Trump, no intuito de afetar negativamente a disputa presidencial.

Os dois procedimentos investigativos abertos por Smith contra Trump incluem um que o acusa de manter em posse material sigiloso de forma ilegal, e outro associado a esforços em inverter o resultado eleitoral de 2020, o que culminou no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Ambos os casos não foram submetidos a julgamento. As ações judiciais foram postergadas devido às impugnações legais, contando com a resolução da maior parte da Suprema Corte, que garantiu aos ex-presidentes que tivessem extensa proteção legal contra ações criminais.

Smith suspendeu os dois processos após Trump ter ganhado as eleições, mencionando uma política histórica do Departamento de Justiça, que impede o processamento de um presidente em exercício.

No entanto, em janeiro, ele divulgou um relatório afirmando que as provas seriam suficientes para condenar Trump.


 

Presidente Donald Trump e ex-procurador Jack Smith (Foto: reprodução/Saul Loebmandel Ngan/ Getty Images Embed)

Entenda o papel da OSC no governo dos EUA

O Office Of Special Counsel, é um órgão federal independente dos Estados Unidos, encarregado de assegurar que os funcionários públicos estejam protegidos contra abusos, garantindo um ambiente regido por ética e respeito aos direitos individuais, porém não detém poder para apresentar denúncias criminais.

O inquérito da OSC, reportado pela primeira vez pelo New York Post, trata-se do episódio mais novo de uma sucessão de medidas realizadas por Donald Trump e seus apoiadores contra possíveis opositores políticos.

Mais notícias