Rússia envia drones e mísseis contra a Ucrânia
Autoridades relatam explosões, mortos e feridos em envio de drones e mísseis russos nesta quarta-feira (16); áreas isoladas também sofreram investidas

A Rússia continuou as ofensivas contra a Ucrânia nesta quarta-feira (16), afirmam autoridades. Drones e mísseis atingiram áreas isoladas do país e deixaram duas pessoas mortas.
Em Kharkiv, cidade ucraniana, três civis ficaram feridos após um ataque de drones que durou 20 minutos e provocou ao menos 17 explosões, segundo o governador de Oblast de Kharkiv, Oleh Syniehubov.
Durante essa semana, a Rússia tem feito diversas agressões à Ucrânia. No domingo (13), o sistema de defesa aérea foi atingido.
Energia elétrica
Autoridades ucranianas afirmam que as investidas russas têm atingido os sistemas de fornecimento de água e energia. Na noite desta quarta-feira (horário local), cerca de 400 drones atingiram as regiões de Vinnytsia, Dnipro, Kharkiv e Odesada, e a infraestrutura energética em Kryvyi Rih, deixando pessoas sem acesso à energia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em seu perfil no X (antigo Twitter) que o fornecimento de energia será retomado durante o dia e que “Infelizmente, 15 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança“. Ele afirmou que as forças de defesa do país abateram 200 drones e disse sobre a necessidade de fortalecer sistematicamente as defesas “mais sistemas de defesa aérea, mais interceptadores e mais determinação — para que a Rússia sinta nossa resposta.”
Para ele, a Rússia não está mudando sua estratégia.
Response efforts are still underway after last night’s Russian shelling. The Vinnytsia, Dnipro, Kharkiv, and Odesa regions came under the heaviest attack.
In particular, energy infrastructure was targeted — work is currently ongoing to restore everything in Kryvyi Rih as fully… pic.twitter.com/xwfuhD65hU
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 16, 2025
Veja a publicação do presidente da Ucrânia (Foto: reprodução/X/@ZelenskyyUa)
Estados Unidos
Na segunda-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que enviará armas para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como forma de apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Ainda no mesmo dia, Trump ameaçou tarifar a exportação de seus produtos para a Rússia, se o conflito não obter um cessar-fogo em até 50 dias. Tarifas secundárias também serão formas de intensificar a pressão sobre o país, por meio de sanções aos países que possuem relações comerciais com a Rússia.
O confronto dura três anos, quando, em 2022, forças militares russas invadiram território ucraniano. Milhares de soldados já foram mortos, de ambos os países, além de civis.