Veja como acompanhar imagens e passagens do cometa C/2023 A3 visto do Brasil 

Conhecido como C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) o cometa pode ficar visível a partir desta sexta-feira (27), por todo o território brasileiro

27 set, 2024

Nesta sexta-feira (27) é o “Periélio”, o que significa que o cometa do ano C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) estará com o brilho intenso devido a proximidade dos astros na nossa galáxia. Desde o dia 15 de setembro de 2024, os estudos astronômicos tiveram a oportunidade de observar o cometa conhecido como C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) que está se tornando mais visível próximo do céu noturno. Neste momento, o comenta está sendo chamado de  “cometa do século” e está ficando cada vez mais próximo do sol, o que torna mais visível para os estudos. 

Segundo com os estudos do Observatório Nacional, ainda não foi possível garantir exatidão o que o cometa Tsuchinshan–ATLAS será visível a olho nu pelo, já que o brilho de objetos é difícil prever, porque a luminosidade dos cometas é algo que oscila, o que torna as possibilidades de que não seja tão brilhante quanto o esperado. Desse modo, os observadores que tiverem interessados podem precisar de equipamentos tecnológicos, como um telescópio, para conseguir ver.  


Embed from Getty Images

Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) fotografado no dia 1 de agosto de 2024 (Foto: reprodução/Aaron Horowitz/Getty Images Embed)


Os ricos que fragmentação do C/2023 A3 Tsuchinshan–ATLAS

A possibilidade de que o cometa do século possa se desintegrar nessa passagem muito perto do sol, ele é composto por gelo e rochas e essa proximidade pode causar essa fragmentação perto dos nossos astros. As pesquisas astronômicas estão estudando as possibilidades de sobrevivência dessa passagem que continue visível até o mês de outubro de 2024. 

Dicas de observação 

As dicas de observação do C/2023 A3, mudam ao longo dos dias devido à sua trajetória em relação ao sol e ao Planeta Terra, mas poderá ser visto em todo o país dependendo das condições climáticas do local. Essas variações são causadas pelo movimento e velocidade do cometa, que realiza uma alteração na sua própria posição em relação ao planeta e ao sol ao longo do tempo. Por essa razão, para localizar com mais precisão, existem aplicativos de observação, que permitem a identificação de diversos objetos astronômicos, além de cometas e de estrelas, como o Star Walk 2 ou Skay Tonight que podem ser bastante úteis, são possíveis usar no celular. 

Foto destaque cometa C/2023 A3 Tsuchinshan–ATLAS em Nova Lima  (Reprodução/G1/Cristiano Xavier)

Mais notícias