Money

falência da FTX pode indicar o fim das criptomoedas

Nas últimas semanas, a criptomoeda levou um forte golpe, com o colapso da FTX, uma das gigantes do setor, e a prisão do fundador da empresa, Sam Bankman-Fried, no Caribe, acusado de fraude pelo EUA.

22 Dez 2022 - 19h05 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 19h05
falência da FTX pode indicar o fim das criptomoedas Lorena Bueri

Se o Bitcoin fosse um pugilista, com certeza seria um dos lutadores que é briguento e que de maneira alguma jogaria a toalha. No entanto, nas últimas semanas, a criptomoeda levou um forte golpe, com o colapso da FTX (Futures Exchange), uma das maiores empresas do setor, e a prisão do fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, no Caribe.

O Bitcoin está acostumado a levar “socos” na sua luta contra o establishment, mas já estava nas cordas depois do ano mais violento da sua história.

A história do Bitcoin como azarão que chegou ao sucesso bem semelhante a um filme de pugilismo, como Rocky.

Erguido no campo sem lei dos fóruns da internet em 2009, tinha aparência de um peso-pena. Ainda assim, havia algo promissor nele, apenas um grupo pequeno de fãs barulhentos realmente acreditava na criptomoeda. Na época, o Bitcoin valia quase nada, apenas alguns centavos.


Criptomoedas. (Foto:Reprodução/Exame)


O valor da moeda digital subiu até atingir milhares de dólares. Ela começou a ser aceita e reconhecida em alguns lugares, era aceita em sites especializados ou cafés da moda. Vagarosamente, contrariando as expectativas de muitos, o Bitcoin começou a ser requisitado.

Surgiram milhares de imitadores, sendo eles como o Litecoin, Ethereum e Dogecoin, até que o Bitcoin atingiu seu auge em 2021, com fortuna e fama extraordinárias. As pessoas começaram a investir nele e em outras criptomoedas. Uma unidade custava cerca de US$ 70 mil (aproximadamente R$ 364 mil).

O próprio establishment estava se rendendo ao Bitcoin e investindo em outras criptomoedas.

Porém, em novembro de 2021, o Bitcoin começou a sofrer perdas cada vez maiores, com escândalos contínuos que o levaram ao seu nível mais baixo dos últimos anos, em termos de confiança, animação e principalmente de valor.

O colapso da FTX em novembro deste ano, foi o maior choque ocorrido para as criptomoedas nos últimos anos. Era considerada uma das plataformas mais cofiáveis, mas faliu dias depois que se descobriu que suas finanças eram instáveis.

Atualmente o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, está detido, acusado pelo EUA de fraude.

 

Foto Destaque: Bitcoin. Reprodução/Infomoney.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo