Money

conheça ações para comprar no Natal e manter na carteira em 2023

Dezembro é um mês que tende a trazer resultados positivos na renda variável, devido a um fenômeno conhecido pelos especialistas como “rali de Natal”. Entenda o que especialistas em renda variável estão dizendo sobre a bolsa de valores para 2023.

22 Dez 2022 - 20h14 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 20h14
conheça ações para comprar no Natal e manter na carteira em 2023 Lorena Bueri

Factualmente, dezembro é um mês que tende a trazer resultados positivos na renda variável. “rali de Natal” é o nome dado a este fenômeno pelos especialistas. É um movimento de alta no mercado financeiro devido ao ânimo na economia na época de festas de final de ano. Os setores mais favorecidos são varejos e alimentos, que são os melhores representantes do consumo doméstico.

Contudo, o cenário de 2022 deve ser um pouco diferente. A economia brasileira tem de enfrentar desafios com a inflação elevada, incerteza da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição e juros altos. Com isso, o Ibovespa tem oscilado sem uma tendência definida. E sem perspectiva de estabilidade para o ano de 2023, especialistas indicam que investidores adotem uma estratégia mais defensiva e que prefiram ações mais expostas às commodities e ao dólar, setores do qual são mais estáveis economicamente.


Ilustração de ações. (Foto:Reprodução: Clube do valor)


Baseado em estratégia recomendada por especialistas, algumas ações que se destacam são;

ITUB4 – Com o aumento da inflação e a crescente alta de juros, é provável que as ações do setor bancário também tem destaque no próximo ano. Em entrevista a Forbes, Ana Debiazi explica a preferência pelo banco Itaú: “o banco conquistou um espaço entre as recomendações favoritas de três corretoras. Os analistas destacam que o Itaú foi uma das instituições financeiras menos afetadas pela inadimplência e apresentou um forte crescimento da carteira de crédito, que finalizou o trimestre em R$ 1,1 trilhão”. afirmou.

ELET3 – Outro setor que tende a se beneficiar com o aumento da inflação e o crescimento dos juros é o de energia elétrica. Por isso, a Eletrobras será o destaque para o próximo ano. Outro fator é o interesse cada vez maior dos investidores em empresas com gestão privada, devido à incerteza dos rumos da gestão pública.

GGBR4 – Ainda falando em benefícios, a maior produtora de aço do Brasil tende a se beneficiar com o aumento de exportações para a China. Nesse sentido, a Gerdau tem um preço por papel mais acessível para o investidor.

WEG3 – Mais uma vez no setor de energia elétrica, a Weg apresentou crescimento estável e por isso, se tornou uma alternativa interessante para investir. O especialista João Piccioni explica a Forbes ”O modelo de negócios da Weg é resiliente e deve enfrentar tranquilamente um possível cenário mais adverso”. Afirmou.

Para alguns especialistas, as instituições financeiras podem se beneficiar com maiores “spreads” oriundos de taxas de juros mais altas. 

 

Foto Destaque: Painel de ações. Reprodução/Money times.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo