Notícias

Zelensky cita possibilidade do fim da guerra com a Rússia em participação no G20

A recuperação do território de Kherson por parte do exército ucraniano fez com que Vladimir Putin se encontrasse em uma posição de pressão que pode ser resolvida com o fim da guerra.

15 Nov 2022 - 15h02 | Atualizado em 15 Nov 2022 - 15h02
Zelensky cita possibilidade do fim da guerra com a Rússia em participação no G20 Lorena Bueri

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em uma reunião virtual com os líderes do G20, que a guerra com a Rússia pode estar perto do fim. "Estou convencido que agora é o momento em que a guerra pode e deve ser interrompida", disse o presidente ucraniano na reunião com os países mais ricos do mundo.

Zelensky acredita que a recuperação do território de Kherson e o recuo russo na região é uma forma de pressionar Vladimir Putin, presidente da Rússia, e chegar a um acordo de paz. O líder ucraniano ainda afirmou que não vai permitir que os russos recomponham suas forças para um novo ataque.

O território de Kherson era de grande importância para a Rússia, visto que ele era o único meio de acessar de modo terrestre a Crimeia, território conquistado pelos russos em 2014 e que dá acesso ao Mar Negro. Ao conquistar esse território, os russos iriam chegar ao ocidente da Ucrânia e isolar a saída do país para o Mar Negro. Essa foi a maior região conquistada pela Rússia desde o início da invasão, mas após o avanço das tropas ucranianas, o exército russo bateu em retirada da cidade que habita quase 300 mil habitantes.

O plano de paz de Zelensky consiste na retirada de todas as tropas russas da Ucrânia, que o país mantenha todos os seus territórios e que todos os prisioneiros sejam libertados. Putin não estava presente na reunião do G20, por isso, Sergei Lavrov, ministro das relações exteriores da Rússia, compareceu ao encontro no lugar do presidente. Ele afirmou que as condições da Ucrânia para reiniciar as negociações de paz com Moscou estão "fora da realidade".


Líderes que estão participando do G20 (Foto: Reprodução/Mast Irham/Reuters)


Zelensky completou sua participação no encontro do G20 pedindo para as nações presentes escolherem o caminho da liderança, e assim, eles poderão implementar a fórmula para a paz juntos.

Os EUA esperam que o G20 condene a guerra da Rússia na Ucrânia e todos os impactos sociais e econômicos causados por ela até o fim do encontro em Bali, ilha da Indonésia. O Brasil está presente na reunião, o presidente Jair Bolsonaro não foi, mas o chanceler Carlos França está representando o país.

 

Foto destaque: Volodymyr Zelensky (Reprodução/Handout/Ucranian Presidencial Press Service/AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo