Moda

Zara estará em breve sob novo comando

Marta Ortega assumirá o comando da empresa Zara no próximo dia 1 de abril, e terá pela frente desafios como os efeitos da guerra Rússia-Ucrânia e as sequelas de um mundo pós pandemia.

13 Mar 2022 - 17h02 | Atualizado em 13 Mar 2022 - 17h02
Zara estará em breve sob novo comando Lorena Bueri

Marta Ortega, reconhecida como herdeira da Zara, assumirá o posto de chefia da empresa aos 38 anos, no próximo 1º de abril. Com 16 anos de carreira dentro da gigante do vestuário Inditex (ITX), grupo detentor de grandes marcas além da já citada Zara, a profissional assume diante do cenário de pandemia e dos efeitos mundiais advindos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Os obstáculos já tiveram início com sua ascensão ao cargo de presidente do conselho administrativo, no dia 30 de novembro do ano passado (2021), que acarretou na queda das ações da Inditex em 6,1% na bolsa de Madrid.

Filha caçula de Amancio Ortega, idealizador da Zara, fundador da Inditex e atualmente detentor de 60% do conglomerado, Marta iniciou sua carreira na empresa aos 22 anos de idade, quando começou a trabalhar como vendedora na loja zara localizada em Londres, Reino Unido. Ela segue trabalhando na empresa desde então, acumulando funções dentro da marca de varejo.


Marta e Amancio Ortega. (Foto: Reprodução/Europa Press/Getty images)


Amancio, que é considerado o homem mais rico do mundo no ramo varejista, se aposentou do cargo de gestão em 2011, deixando o executivo Pablo Isla à frente da companhia. A ocupação de marta da cadeira no mês que vêm marca o retorno da família ao comando dos negócios, que sofrem novos impasses neste momento.

Apesar de terem conseguido direcionar as vendas para os canais on-line durante o período pandêmico, aliviando assim o prejuízo causado pelo isolamento social, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia já afetam negativamente a economia do conglomerado.

 “Nas atuais circunstâncias, a Inditex não pode garantir a continuidade das operações e condições comerciais na Federação Russa e suspende temporariamente sua atividade” afirmou a varejista de moda espanhola, que em março interrompeu as negociações com a Rússia, gerando o fechamento de 502 lojas e a interrupção das vendas do site on-line por tempo indeterminado.

 

Foto destaque: Marta Ortega. Reprodução/Xaume Olleros/Colaborador/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo