Cinema/TV

Xuxa 60 anos: Relembre a trajetória da Rainha dos Baixinhos

Terceira cantora que mais vendeu discos no Brasil, carreira internacional e reinvenção. Relembre a trajetória de Xuxa Meneghel, que completou 60 anos nesta segunda-feira, 27 de março.

27 Mar 2023 - 19h15 | Atualizado em 27 Mar 2023 - 19h15
Xuxa 60 anos: Relembre a trajetória da Rainha dos Baixinhos Lorena Bueri

Hoje, 27 de março, é o dia em que Xuxa Meneghel completou 60 anos. Com uma carreira de sucesso, a eterna rainha dos baixinhos ultrapassou as fronteiras e se tornou a terceira cantora que mais vendeu discos no Brasil. Para comemorar a data, relembre a trajetória da loira:


Xuxa Meneghel durante o show no "Navio da Xuxa". (Foto: Reprodução/ Instagram/ Blad Meneghel)


Televisão

A carreira televisiva de Xuxa iniciou em 1983 no programa “Clube da Criança”, transmitido pela extinta Tv Manchete. O programa é lembrado até hoje devido à memes como o clássico “Aham, Cláudia. Senta Lá!”. Em 1986, estreou um dos principais programas da carreira da loira, o “Xou da Xuxa”, na Tv Globo. No infantil, a artista contava com as Paquitas, dengue, praga e com a famosa nave espacial. Inclusive, em comemoração aos 60 anos de Xuxa, o canal Viva está reprisando os principais momentos do “Xou da Xuxa” aos sábados, a partir das 16:15h.


Xuxa durante o "Planeta Xuxa". (Foto: Reprodução/ G1/ Acervo Globo)


Na Globo, Xuxa ainda apresentou sucessos como: “Xuxa Park”, “Xuxa Hits”, “Planeta Xuxa”, “Xuxa no Mundo da Imaginação” e “Tv Xuxa”. A primeira fase do “Tv Xuxa” aconteceu entre 2005 e 2007, sendo o último programa infantil apresentado pela loira. Em 2008, Xuxa iniciou a segunda fase do programa, voltado para toda a família nas manhãs de sábado e, posteriormente, nas tardes de sábado.

O novo “Tv Xuxa” trouxe releituras de quadros de sucesso do “Planeta Xuxa” como o “Intimidade” (chamado de “Papo X” na nova versão), novos quadros e musicais. O programa ficou no ar até 2014, sendo o último programa de Xuxa na Globo. Entre 2015 e 2020, a apresentadora esteve no casting de apresentadores da RecordTv e por lá, comandou o “Programa Xuxa Meneghel” e os realities “Dancing Brasil” e “The Four”.

Carreira Internacional - Televisão

Décadas antes de Anitta, Xuxa se tornou uma das principais personalidades mundo à fora. O sucesso do “Xou da Xuxa” fez com que a apresentadora comandasse versões do programa em outros países da América Latina, América do Norte e na Europa, como: “El Show de Xuxa” e “Xuxa”. Vale destacar que de todas as apresentadoras infantis das décadas de 80 e 90, apenas Xuxa e Mara Maravilha obtiveram êxito em suas carreiras internacionais.


Xuxa durante o "El Show de Xuxa". (Foto: Reprodução/ Faceboo)


Música

Xuxa Meneghel possui umas das discografias mais bem-sucedidas do país e, ao todo, foram mais de 50 milhões de cópias vendidas entre discos, fitas cassetes, VHS, Cd’s e DVD’s (Acima da cantora, estão Rita Lee e Ângela Maria, com 55 milhões e 60 milhões de cópias, respectivamente). Em 1988, o disco “Xou Da Xuxa 3” entrou para o Guiness Book como o disco infantil mais vendido do mundo. Hits como “Ilariê”, “Bombom” e “Dança da Xuxa” fazem parte da tracklist do álbum. De todas as apresentadoras e cantoras infantis dos anos 80 e 90, Xuxa é a mais ouvida nas plataformas de streaming. Apenas no Spotify, são mais de 930 mil ouvintes mensais.



A coletânea “Xou da Xuxa” teve sete edições entre 1986 e 1992. Sucessos como: “Doce Mel (Bom Estar Com Você)”, “Festa do Estica e Puxa”, “Brincar de Índio”, “Tindolêlê”, “Lua de Cristal”, “Hoje é Dia de Folia” e “Marquei Um X” fazem parte do projeto. Em 2013, a Som Livre lançou uma edição comemorativa da coletânea com um CD inédito, intitulado de “Coleção Xou da Xuxa – Seleção Fãs”.



Entre 1993 e 1999, a loira lançou projetos musicais voltados ao público jovem, como: “Xuxa”, “Sexto Sentido”, “Luz No Meu Caminho”, “Tô de Bem Com a Vida”, “Boas Notícias”, “Arraiá da Xuxa”, “Só Faltava Você” e “2000”. Respectivamente, hits como: “Espelho Meu”, “Hey DJ”, “Funkeiro”, “Xuxaxé”, “Libera Geral”, “Xuxa Lêlê”, “Eu Tô Feliz” e “Efeito Dominó”, fazem parte da época.



Com o nascimento de Sasha e a vontade de voltar a trabalhar com o público infantil, Xuxa iniciou a coletânea “Xuxa Só Para Baixinhos”, mas conhecida como “XSPB”. Entre 2000 e 2016, foram lançadas 13 edições do projeto que originou sucessos como: “Cinco Patinhos”, “Chefinho Mandou”, Sou Um Jacaré”, “Dirigindo Meu Carro”, “Soco, Bate, Vira”, “Festa” (feat. Ivete Sangalo), “Bobinho”, “Olha a Música”, “Parabéns Pra Jesus” (feat. Padre Marcelo Rossi), “A Dança do Pinguim (Tem Que Dançar Assim)”, “Além das Estrelas”, “É o Frevo, É o Funk” (feat. Buchecha) e “ABC do Xspb”.



Graças ao “XSPB”, Xuxa foi indicada seis vezes ao Grammy Latino: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2012 e 2013. No entanto, venceu em duas delas: 2002 e 2003.



Carreira Internacional - Música

Entre 1990 e 2005, a mãe de Sasha lançou os seguintes projetos voltados ao público internacional: “Xuxa”, “Xuxa 2”, “Xuxa 3”, “Todos Sús Éxitos”, “El Pequeño Mundo”, Xuxa Dance”, “El Mundo Es De Los Dos” e o último deles: “Xuxa Solamente Para Bajitos”.



Em 2011, seria lançado o CD e DVD de “Xuxa Fiesta”, nos mesmos moldes da versão em português, lançado em 2005. No entanto, o lançamento foi engavetado.

Streaming

Fora da televisão desde o fim de seu contrato com a RecordTv em 2020, Xuxa vêm se dedicando a outros projetos além do navio. Como a série infantil “Tarã” para o Disney+ (plataforma de streaming da Disney) e “Caravana das Drags” para o Amazon Prime Video. Ao lado de Pedro Bial, a mãe de Sasha gravou um documentário sobre sua história.

O projeto contou com diversas participações especiais de pessoas que fizeram parte da vida de Xuxa, como sua ex-empresária Marlene Mattos e chegará ao Globoplay no dia 13 de julho. Recentemente a rainha dos baixinhos gravou o filme “Uma Fada Veio Me Visitar”, baseado no livro homônimo escrito por Thalita Rebouças.

 

Foto Destaque: Xuxa Meneghel. Reprodução/ Instagram/ Blad Meneghel

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo