Notícias

Xamã macho será será devolvida a Amazônia pela primeira vez no Brasil

Xamã filhote de onça-pintada voltará ao se habitat após recuperação de 5 meses no hospital veterinário da UFMT. Pela primeira vez o Brasil soltará de volta a Amazônia uma onça macho.

13 Fev 2023 - 09h15 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 09h15
Xamã macho será será devolvida a Amazônia pela primeira vez no Brasil Lorena Bueri

Após cinco meses em recuperação no setor de atendimento a animais silvestres do hospital veterinário da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), a onça-pintada Xamã passa agora por um processo para reaprender a viver no seu habitat.


Foto Onça Xamã Reprodução: G1

 


Assustado e acuado por cães, xamã foi encontrado sozinho com apenas dois meses em agosto do ano passado em uma propriedade particular na região de Sinop, no Mato Grosso. Pesando pouco mais de 10kg, xamã estava desnutrido e desidratado.

Concentrando a maior população de espécie no planeta de pantera onça, o Brasil é considerado um pais-chave, além disso, tem muito experiencia com reintroduções. 

Gerando conhecimentos científicos para a conservação de onça-pintada em liberdade no bioma, a Amazônia ajudara a fortalecer a luta contra desmatamento e incêndio florestais. 

A onça-pintada terá que reaprender os comportamentos básicos como caça e defesa, os quais não teve oportunidade de aprender com a mãe, já que se perdeu muito novo em meio a um incêndio florestal. Usufruindo de um espaço de 15m, xamã poderá permanecer no recinto de reabilitação no estado do Pará por até dois anos.

Sendo o primeiro macho da espécie quando atingir a maturidade e estiver apto para a reintrodução xamã será liberado em uma área adequada para poder voltar a viver uma vida selvagem, inclusive como macho saudável e fértil, podendo contribuir para o amento populacional da espécie.

Após ser solto, a onça-pintada ainda sera acompanhado e monitorado por mais algum tempo, ganhando um rádio colar que permitirá ao especialista a estar aos seus cuidados no aspecto de sua movimentação e marcação de território.   

Outras tentativas já foram feitas, mas não com essa abordagem. Xamã será um desafio, por ser o primeiro macho a reintroduzido na Amazônia com treinamento e monitoramento adequado. Esse processo de sua adaptação irá ajudar na reabilitação futura de outros machos da espécie. 

Foto Destaque Onça Xamã no seu novo habitat Reprodução: Instagram 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo