Notícias

Vulcão entra em erupção na ilha de Java, na Indonésia

Com mais de 3 mil metros de altura, vulcão Semeru entra em erupção causando preocupação em uma das principais ilhas da Indonésia. Situação preocupa autoridades locais.

04 Dez 2022 - 19h00 | Atualizado em 04 Dez 2022 - 19h00
Vulcão entra em erupção na ilha de Java, na Indonésia Lorena Bueri

Um vulcão entrou em erupção em uma das partes do mundo mais ativas quando o assunto atividade tectônica: Com 3.676 metros, o Semeru que está localizado na ilha de Java (Indonésia) expeliu o equivalente a 1,5 kms de colunas de cinzas ao ar. A atividade vulcânica começou às 2:46 (16:46 no horário de Brasília).

A agência de mitigação do país, voltada ao monitoramento de desastres do tipo, já havia alertado residentes próximos sobre o risco do fluxo de lava próximo ao centro de erupção (os moradores foram avisados para não realizarem atividade alguma em um raio de 5 km e de permanecerem distantes por pelo menos 500 metros de rios que podem acabar sendo contaminados com as lavas do vulcão). Além da medida, as autoridades distribuíram máscaras aos que moram nas proximidades do Semeru e ressaltaram para que todos mantenham o máximo de distância possível da região onde ocorreu a erupção.



Geografia da Indonésia, um dos lugares com maior atividade sísmica no mundo. (Foto: Reprodução/Divulgação Mairon Pelo Mundo)


A Indonésia, um dos países mais populosos do mundo, se encontra em uma região conhecida como "Círculo de Fogo do Pacífico", onde placas tectônicas acabam se encontrando e causando danos como terremotos, erupções de vulcões e tsunamis. Localizado no sudeste asiático, o país conta com 142 vulcões, o que faz com que tenha a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão: incluindo 8,6 milhões em um raio de 10 km.

A preocupação com a erupção do Semeru foi tanta que autoridades japonesas se preocuparam ao ponto de cogitarem a possibilidade de um tsunami devido a ocorrência sísmica, no entanto a hipótese foi descartada pouco depois de acordo com a emissora pública NHK. No ano passado o mesmo vulcão entrou em erupção e levou mais de 10 mil pessoas a deixarem suas casas além de ter causado a vida de mais de 50 seres humanos.

 

Foto Destaque: A erupção ocorrida no vulcão Semeru causa preocupação para as autoridades na Indonésia. (Foto: Aman Rochman/AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo