Saúde

Você sabe identificar um relacionamento tóxico?

Uma relação pode ser muito prejudicial a todos os envolvidos, afetando a saúde mental e bem estar, por isso de importante perceber os sinais de um relacionamento tóxico e se afastar dele.

17 Jun 2022 - 21h41 | Atualizado em 17 Jun 2022 - 21h41
Você sabe identificar um relacionamento tóxico? Lorena Bueri

É comum ver pessoas em relacionamentos que, para terceiros, parecem obviamente tóxicos, mas elas não conseguem perceber o quantos lhe fazem mal, esse tipo de relação afeta a qualidade de vida e a saúde mental dos envolvidos.

O que é um relacionamento tóxico?

Um relacionamento tóxico é uma relação onde uma, ou as duas pessoas, sofrem pressões psicológicas, são afetadas por prejuízos à saúde mental, desrespeito, falta de apoio e onde os pontos negativos de ser manter a relação superam os pontos positivos de mantê-la.


Casal brigadado (Foto: Reprodução/Psicólogos)


Como identificar um relacionamento tóxico?

Nem sempre é fácil identificar os problemas de um relacionamento quando você está inserido nele, por isso, é necessário saber identificar como está sua relação.

O primeiro passo e analisar os impactos do relacionamento no seu emocional, se você confia ou não no seu parceiro, se sente insegurança perto dele, se ele incentiva ou desestimula sua autoestima.

Há dependência emocional? Você recebe demonstrações exageradas e recorrentes de afeto e declarações públicas de amor, seguidas ou anteriores a períodos de rejeição, pouca atenção, apatia, pressão psicológica ou violência emocional.

Seu parceiro é capaz de assumir a responsabilidade diante de alguma situação e pedir desculpas após cometer um erro?

Como vocês, como casal, lidam com brigas? Sentar e conversar é uma maneira saudável de resolver desentendimentos que, em certos níveis, são comuns a todas as relações, no entanto, se diante de uma discussão, o casal opta por comunicações agressivas, gritos, acusações, afastar a culpa de si, manipular e “subornar” o parceiro para concordar com seu ponto de vista, são práticas que indicam que o relacionamento não anda bem.

Se você perceber que sua relação não está lhe fazendo bem, não hesite em se afastar como medida auto – protetiva, a fim de evitar que os dois saiam machucados e que a situação se agrave para casos mais graves.

 

Foto Destaque: Casal discutindo. Reprodução/UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo