Esportes

'Você Sabia?': Veja algumas curiosidades da história das Copas do Mundo

Saiba mais sobre os números, informações e curiosidades da história da Copa do Mundo, desde sua primeira edição, em 1930, até a próxima de 2022, no Qatar

01 Abr 2022 - 10h46 | Atualizado em 01 Abr 2022 - 10h46
'Você Sabia?': Veja algumas curiosidades da história das Copas do Mundo Lorena Bueri

Com sua primeira edição realizada em 1930, no Uruguai, a Copa do Mundo se tornou um marco na história do futebol. De lá pra cá, o principal torneio do esporte se tornou uma tradição e ocorre de quatro em quatro anos, envolvendo e emocionando todos os fãs do futebol ao redor do mundo.

A seguir, conheça algumas curiosidades da história dos Mundiais, desde sua primeira edição, há 92 anos, até a última, realizada em 2018, na Rússia.

Criação

A Copa do Mundo foi idealizada em 1928, pelo então presidente da Federação Francesa de Futebol, Jules Rimet. A taça do torneio recebeu o nome do criador até 1970, quando a seleção brasileira conquistou o terceiro título, ficando com o troféu em definitivo.

Presença Garantida

O Brasil é o único país a participar de todas as edições de Copas do Mundo, desde 1930 até 2018. Em 2022, a seleção canarinho também marcará presença no Mundial, depois do primeiro lugar isolado nas eliminatórias da América do Sul.

O Único Tri

O único jogador a conquistar a Copa do Mundo três vezes foi Pelé. Considerado o maior jogador de todos os tempos, o brasileiro venceu as edições de 1958, 1962 e 1970, o que tornou a seleção brasileira a primeira a conquistar o tricampeonato também.


Pelé é erguido pelos fãs após o tricampeonato. (Foto: Reprodução/Portal Memória Paranaense)


Sumiço da Jules Rimet

Dias antes da Copa de 1966, na Inglaterra, a taça desapareceu por um período de seis dias, e só foi encontrada por um cachorrinho, em um arbusto e embrulhada por folhas de jornais.

Seleções participantes

Setenta e quatro é o número de seleções que já disputaram, ao menos uma vez, a Copa do Mundo.

Mais de Uma Final

A edição de 1950 ficou marcada por ser a única a ter mais de um jogo de final. O título saiu após uma rodada com quatro seleções na disputa: Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia. Após uma combinação de resultados, o troféu foi para a seleção Celeste, que derrotou o Brasil por 2 a 1 no Maracanã.

Maior Vencedor

A seleção que mais conquistou o torneio foi a brasileira, com 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Maior Participante

O lateral-direito Cafú é o atleta que mais atuou em Copas. Ao todo, são 19 partidas.

Maior Atilheiro

O jogador que mais marcou na história é o alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Em seguida, vem Ronaldo Fenômeno, com 15.


Klose comemorando um de seus gols em Copas. (Foto: Reprodução/Twitter)


Maior Artilheiro de uma Edição

O jogador que mais foi às redes em uma única edição do torneio é o francês Just Fontaine. Em 1958, o atacante anotou 13 gols.

Maior Goleada

O placar mais elástico ocorreu em 2014, na vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1, em confronto válido pelas semifinais daquela edição.

Transmissão

A primeira Copa a ser transmitida pela TV foi a de 1970, realizada no México e conquistada pelo Brasil.

Trilhas-Sonoras

Desde 1962, as edições de Copa tem uma música tema. A mais emblemática foi ‘Waka Waka’, feita para o Mundial de 2010 e interpretada por Shakira. Para 2022, a canção será ‘Hayya Hayya’, gravada por Trinidad Cardona, Davido e Aisha.


Colombiana Shakira interpretando 'Waka Waka'. (Foto: Reprodução/Twitter)


Com a edição de 2022 se aproximando, a espectativa é que a Copa do Qatar seja emocionante e contribua para continuar escrevendo a história dos Mundiais.

 

 

Foto: Pelé e Jules Rimet. Reprodução/Aventuras na História-UOL

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo