Beleza

Vitaminas em goma: Saiba se funcionam ou não

As famosas vitaminas em goma, que são sucesso nas redes sociais, prometem fortalecer unhas e cabelos. Saiba como esse nutricosmetico funciona e quais seus benefícios

12 Mai 2022 - 14h54 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 14h54
Vitaminas em goma: Saiba se funcionam ou não Lorena Bueri

As vitaminas que parecem balas de goma coloridas vem ganhando cada vez mais notoriedade entre as blogueiras, prometendo fazer o cabelo crescer, deixar unhas fortes, entre outras coisas, as balinhas são cada vez mais famosas, sendo lançadas e divulgadas por várias influencers.

A dermatologista Caroline Anjo lembra sobre  fatos que podem gerar a falta de vitamina gerando a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas, segundo ela as situações como pós-covid, pós-parto, pós dengue, pós-cirurgia entre outros podem enfraquecer o cabelo e a unha até em um ano do ocorrido. Alguns hábitos do dia-a-dia também influenciam, como dormir com o cabelo molhado, usar condicionador na raiz do cabelo, usar chapéus ou bonés por muito tempo, não retirar o esmalte, etc.

Porém se a razão do enfraquecimento das unhas e queda de cabelo for a falta de vitaminas, usar as gominhas aliada a uma boa alimentação é vantajoso. A nutróloga Cristiane Coelho diz que primeiro é necessário saber qual vitamina está em falta e procurar um profissional qualificado, exames bioquímicos são eficazes para descobrir quais vitaminas estão em falta no organismo.


Gomas de vitamina (Foto: Reprodução/Instagram)


"Por exemplo, a deficiência de vitamina B12 pode estar associada a anemias como megaloblástica e perniciosa, além de parestesia e depressão. Sintomas e sinais como: fadiga e gengivite são comuns na deficiência de vitamina C, assim como queilite angula; inflamação que começa com ressecamento, vermelhidão ou rachadura na pele em um ou nos dois cantos da boca, em casos de deficiência de vitamina B". disse a nutróloga. Sobre as gomas ela falou: “Entre os pacientes indicados para consumir as gomas estão àqueles intolerantes às cápsulas - por apresentarem dificuldade em engolir. Quem possui afecções intestinais como SIBO (supercrescimento bacteriano) devem evitar, já que muitas gominhas são adoçadas com polióis - e tais adoçantes podem causar desconforto e o aumento significativo das bactérias no intestino delgado", conta Cristiane.

A nutróloga também comenta que as gomas de vitaminas jamais devem ser consumidas de forma exagerada. “Cabe ressaltar que algumas vitaminas em excesso podem causar toxicidade, como é o caso da vitamina D, que pode ocasionar Hipercalciúria (excesso de cálcio na urina, vitamina E, picos hemorrágicos e petéquias (pequenas manchas vermelhas ou marrom que surgem geralmente aglomeradas e vitamina A, com anormalidades hepáticas e má formação fetal".

Vale ressaltar que é sempre recomendável procurar uma dermatologista ou médica da área quando houver queda de cabelo constante ou unhas fracas, elas são as melhores profissionais para indicar o que você deve usar em cada situação.

 

Foto destaque: Vitaminas. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo