Beleza

Vitamina C: benefícios para a pele

A vitamina C tem se tornado cada vez mais popular, fazendo com que muitas pessoas querem incluí-la na sua rotina de skincare. Saiba quais seus benefícios para a pele e qual tipo é mais indicado para cada caso.

19 Set 2022 - 09h00 | Atualizado em 19 Set 2022 - 09h00
Vitamina C: benefícios para a pele  Lorena Bueri

A vitamina C é, com certeza, um dos ativos mais prescritos pelos médicos dermatologistas. Isso porque ela proporciona diversos benefícios para a saúde da pele. Alguns deles são auxiliar no aumento da produção de colágeno, no clareamento de manchas, na proteção contra radiação ultravioleta e evitar o envelhecimento precoce da pele.


Vitamina C (Foto: Reprodução/Pinterest)


A dermatologista Cláudia Sandri explica que o nosso organismos precisa estar com os níveis ideias de vitamina C para conseguir produzir o colágeno necessário. Além da alimentação, que proporciona esses benefícios de uma forma secundária, aquelas pessoas que buscam um resultado mais efetivo devem optar pelas formas tópicas, obtidas através do uso de dermocosméticos.

“A melhor indicação de uso da vitamina C é logo pela manhã, quando é possível extrair o máximo de seus benefícios. O ideal é passar a vitamina antes do protetor solar, porque ela tem a capacidade de potencializar a ação do protetor”, explica Cláudia.  

Além desses benefícios do ativo, a médica destaca outro que é devolver luminosidade e brilho para a pele. Ela ressalta ainda que principalmente aquelas mulheres que estão entrando no período de menopausa, cujos hormônios do corpo já não estão nos melhores níveis, devem dar uma atenção especial à vitamina C. “Essas mulheres com hormônios e vitamina C baixos vão ter uma pele mais flácida precocemente se elas não cuidarem.”


Vitamina C (Foto: Reprodução/Pinterest)


Da mesma maneira, ela indica que as mulheres mais jovens devem começar a se prevenir utilizando a vitamina C. A partir dos 20 anos de idade já é possível incluir o ativo na sua rotina de cuidados com a pele.

Diferenças entre a vitamina C pura e a derivada

Segundo a especialista, muitas pessoas chegam no consultório querendo usar apenas a vitamina C pura. Entretanto, ela explica que apesar de a pura ser realmente mais eficaz em alguns casos, não quer dizer que a derivada seja ruim.

Apesar de ser um pouco menos potente e apresentar um resultado mais demorado, a vitamina C derivada é mais indicada em casos de peles sensíveis ou com muita acne, por exemplo.

Foto destaque: vitamina C na skincare. Reprodução/Pinterest.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo