Saúde

Vírus sincicial respiratório: conheça o vírus que tem causado preocupação nos EUA

Vírus respiratório comum que causa infecções pulmonares, o vírus sincicial respiratório (VSR) é altamente contagioso. Uma pessoa infectada espalha o vírus em gotículas quando tosse, espirra ou fala.

24 Out 2022 - 15h22 | Atualizado em 24 Out 2022 - 15h22
Vírus sincicial respiratório: conheça o vírus que tem causado preocupação nos EUA Lorena Bueri

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus comum e muito contagioso que infecta o trato respiratório da maioria das crianças antes do segundo aniversário. Para a maioria dos bebês e crianças pequenas, a infecção não causa nada mais do que um resfriado. Entretanto, para uma pequena porcentagem, a infecção por VSR pode levar a problemas sérios, às vezes fatais, como pneumonia ou bronquiolite, uma inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões.

O VSR se espalha pelo ar, como após uma tosse ou um espirro, e através do contato direto como o toque. A probabilidade de uma infecção grave é maior para: bebês nascidos prematuramente; crianças menores de dois anos que nasceram com doença cardíaca ou pulmonar; bebês e crianças pequenas cujos sistemas imunológicos estão enfraquecidos devido a doenças ou tratamento médico; crianças com menos de 8 a 10 semanas.

A infecção pelo vírus pode causar sintomas parecidos com o resfriado, incluindo tosse e coriza, que geralmente duram de uma a duas semanas. O ideal é consultar o médico do bebê se notar algum dos seguintes sintomas de VSR:

  • Um assobio agudo ou ruído sibilante quando eles respiram;
  • Estar anormalmente chateado ou inativo;
  • Tosse com muco amarelo, verde ou cinza;
  • Dificuldade em respirar ou pausas em suas respirações;
  • Recusa de amamentar ou mamar;
  • Sinais de desidratação: falta de lágrimas ao chorar, pouca ou nenhuma urina na fralda por seis horas e pele fresca e seca

Se o bebê estiver muito cansado, respirar rapidamente, tiver dificuldade em respirar ou tiver uma tonalidade azul nos lábios ou nas unhas, a recomendação é ligar para o 190 ou dirigir-se imediatamente a uma unidade de atendimento.


Crianças de até dois anos de idade têm maior risco de serem infectadas com o VSR. (Foto/Reprodução/PSHN)


Para diagnosticar o vírus sincicial respiratório, o médico do filho provavelmente examinará o histórico clínico do paciente e fará um exame físico, incluindo ouvir os pulmões. Esse médico pode fazer alguns testes se a criança estiver muito doente ou para excluir outros problemas.

Os testes para VSR incluem exames de sangue e urina para procurar uma infecção bacteriana e garantir que a criança não esteja desidratada, radiografias do tórax para procurar sinais de pneumonia e testes de material raspado do nariz ou da boca do bebê.

Os passos para uma pessoa tentar evitar e prevenir a infecção incluem:

  • Evitar beijar o bebê caso tiver sintomas de resfriado;
  • Limpar e desinfetar superfícies duras;
  • Não deixar ninguém fumar perto da criança;
  • Se possível, manter o bebê longe de qualquer pessoa, incluindo familiares, com sintomas de resfriado;
  • Manter a criança longe das multidões;
  • Pedir às pessoas que lavem as mãos antes de tocarem no bebê;
  • Limitar o tempo de permanência de bebês e crianças pequenas de alto risco na creche, especialmente do final do outono até o início da primavera, quando o VSR é mais comum;
  • Lavar as mãos com frequência, especialmente após o contato com qualquer pessoa que tenha sintomas de resfriado.

Não há tratamento específico para a infecção por VSR, embora os pesquisadores estejam trabalhando para desenvolver vacinas e antivirais (medicamentos que combatem vírus).

Algumas medidas de tratamento são controlar a febre e a dor com antitérmicos e analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno (nunca dar aspirina a crianças) e beber bastante líquido para impedir a desidratação (perda de líquidos corporais).

O recomendado é se consultar com o médico antes de dar medicamentos sem receita médica. Alguns remédios contêm ingredientes que não são bons para crianças e que podem causar efeitos colaterais.

Foto destaque: Ilustração do vírus sincicial respiratório, o VSR. Reprodução/The Native Antigen Company

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo