Saúde

Vírus da paralisia infantil é encontrado no esgoto em Londres causando temor pela volta da doença

As autoridades de saúde londrinas, alertam para que os pais e responsáveis se certifiquem que a caderneta de vacinação esteja em dia, para evitar a possível volta da doença.

24 Jun 2022 - 14h05 | Atualizado em 24 Jun 2022 - 14h05
Vírus da paralisia infantil é encontrado no esgoto em Londres causando temor pela volta da doença Lorena Bueri

Segundo autoridades de saúde foi detectado um número preocupante do vírus que causa a poliomielite em amostras de esgoto em Londres.  A doença era comum no Reino Unido na nos anos 1950, mas foi erradicada em 2003.

Conforme a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA), o vírus pode ter sido trazido a Londres por alguém recentemente vacinado no exterior com o vírus ainda ativo no corpo.


Os 'pulmões de aço' permitiam que os pacientes com pólio continuassem a respirar (Foto: Getty Images via BBC)


A UKHSA diz que o risco para um novo surto no país é baixo, entretanto os pais e responsáveis devem garantir que as crianças estejam com o calendário vacinal contra a doença em dia.

"A maior parte da população do Reino Unido estará protegida por ter recebido a vacina na infância, mas em algumas comunidades com baixa cobertura de vacina, as pessoas podem estar em risco", diz Vanessa Saliba, epidemiologista consultora da UKHSA.

No Reino Unido já existe uma vacina contra o vírus a poliomielite como parte do programa de imunização infantil. Ela é aplicada nas crianças três vezes antes de elas completarem um ano de idade, e depois novamente aos três e novamente com 14 anos de idade.

Em Londres, aproximadamente 86% das crianças receberam as três primeiras doses, o número é bem abaixo do resto do Reino Unido, cujo índice fica normalmente acima de 92%.

As autoridades de saúde declararam que a volta do vírus da paralisia infantil é um "incidente nacional" e informaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) da situação.

A poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença rara e se espalha depois que uma pessoa não lava as mãos corretamente após usar o banheiro e em seguida toca nos alimentos ou água consumidos por outras pessoas. A doença também pode ser transmitida por tosse e espirro, mas isso esse tipo de transmissão é o mais raro.


Crianças com paralisia causada pela pólio (Foto: Reprodução/Divulgação)


No Brasil, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme o calendário de vacinação e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a paralisia infantil é de três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina de gotinha.

A vacina de gotinha foi criada no Brasil pelo cientista americano-polonês Albert Bruce Sabin (1906-1993).

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil. O último caso de pólio no país foi confirmado em março de 1989, na Paraíba. A OMS certificou a erradicação da doença no Brasil em 1994.

 

Foto destaque: Criança tomando vacina contra poliomelite. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo