Durante a live de 12 horas da We Pink, que ocorreu neste domingo, 16, a influenciadora Virginia Fonseca contou que estava planejando fazer uma viagem de 20 dias para China, que seria para divulgar os produtos da marca, mas, cancelou as passagens quando soube que lá eles não permitiam Instagram.
''Quando me disseram que lá não pode Instagram, cancelei na hora. Não tenho como ficar sem rede social'', justificou Virginia.
Virginia, Samara e Thiago antes de iniciar a live da We Pink. Reprodução: Instagram
A influenciadora vêm enfrentando diversas críticas neste ano, principalmente, após o lançamento da sua base e o teste de maquiagem realizado pela youtuber Karen Bachini, e é claro, que dessa vez, não seria diferente. O momento viralizou e muitos a acusaram de desinformada.
Acontece que, o governo chinês realmente proíbe a plataforma e além dela, Facebook, Twitter e Tik Tok também são proíbidos no país, porém, elas podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual), assim ela poderia postar tranquilamente seus conteúdos.
''VPN foi inventado em 2007. Blogueiros em 2006:'', ironizou Jackson. ''Sem as filhas ok, sem Instagram não'', escreveu Fernanda.
Mas, também houveram comentários em favor da influenciadora, defendendo que seria o trabalho dela, então era claro que ela não poderia ficar sem.
''Pra ela, o Instagram não é apenas uma rede social e sim o trabalho dela, através dele, ela ganha rios de dinheiro, queria ver quem tá criticando se ganhasse a grana que ela ganha, ficaria fora do Instagram 20 dias direto. A hipocrisia'', defendeu Elizandra. ''Pensem... O Instagram é o trabalho dela! Realmente não dá pra ficar sem'', comentou Ingrid. ''Ela vive disso, não julgo'', concordou Vanessa.
O país decidiu banir esses aplicativos depois de críticas a Covid Zero, política que teria sido adotada por eles na pandemia. As autoridades chinesas também censuraram outras plataformas e sites com a justificativa de usuários estarem as utilizando para publicar assuntos proibidos pelo governo.
Foto destaque: Virginia Fonseca posando para a foto. Reprodução: Instagram