Notícias

Vídeo: policial utiliza equipamento antidrone na posse de Lula

Agente da PF usou arma para neutralizar aparelho "intruso". Com o dispositivo, os agentes conseguem ainda localizar com facilidade os indivíduos controladores do drone usando uma função que faz o aparelho voltar ao local de decolagem.

02 Jan 2023 - 19h25 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 19h25
Vídeo: policial utiliza equipamento antidrone na posse de Lula Lorena Bueri

A imagem de um agente da Polícia Federal (PF) segurando um equipamento com um design de rifle chamou a atenção neste domingo, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele estava manuseando uma arma antidrone que foi usada para derrubar um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal.


(Video: Reprodução/YouTube DroneShield)


"Chamado de DroneGun Tactical, o equipamento funciona emitindo uma frequência que interrompe a comunicação entre o drone e quem estava no controle. Foi exatamente desta forma que o agente conseguiu neutralizar o aparelho invasor neste domingo, com o policial passando a controlar o aparelho", explica a reportagem da redação do portal O Globo.

A pessoa que manusear o equipamento pode optar por manter o drone voando até que a bateria acabe ou pode pousá-lo em um local que possa ser destruído ou apreendido. Com o dispositivo, os agentes conseguem ainda localizar com facilidade os indivíduos controladores do drone usando uma função que faz o aparelho voltar ao local de decolagem.


Soldado com o equipamento em combate. (Foto: Reprodução/DroneShield)


"O drone intruso foi 'derrubado' lentamente pelo equipamento da PF. Por questões de segurança, a PF não informou quantos aparelhos do tipo foram utilizados no evento da posse presidencial", afirmaram os repórteres do O Globo.

A DroneShield é a empresa contratante e o equipamento pesa 7,3 quilogramas. Ele consegue interromper a ação de drones em um raio de 2,5 quilômetros. A arma é elétrica e funciona com bateria de íon de lítio recarregável. De acordo com a empresa, o DroneGun Tactical possui "antenas direcionais de alto desempenho" e pode "selecionar e ativar a faixa de frequências de interferência para derrotar o alvo".

O equipamento, com cara de armamento antidrone, é vendido apenas para para governos, suas agências ou representantes legais, segundo a empresa. Normalmente é usado em presídios, como forma de evitar a entrada de drogas e celulares para os presos.

 

Foto Destaque: Policial Federal com o equipamento antidrone em punho. Reprodução/Cristiano Mariz / Agência O Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo