Saúde

Viagens turísticas ao espaço: Saiba os perigos à saúde da nova tendência mundial

Jovem brasileiro é selecionado em sorteio internacional e se tornará a primeira pessoa do país a bordo de uma viagem turística ao espaço na empresa do bilionário Jeff Bezos.

10 Mai 2022 - 17h47 | Atualizado em 10 Mai 2022 - 17h47
Viagens turísticas ao espaço: Saiba os perigos à saúde da nova tendência mundial Lorena Bueri

O engenheiro de produção, Victor Hespanha, de 28 anos, foi selecionado pela Blue Origen, empresa especializada em turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, para realizar uma viagem ao espaço. Esse tipo de viagem, além da atmosfera terrestre, tem crescido cada vez mais e levantado uma série de questionamentos a respeito dos efeitos de viagens espaciais no corpo humano. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 com Scott Kelly, um tripulante da estação espacial Internacional que passou 340 dias no espaço realizando uma série de exames que foram comparados com os de seu irmão gêmeo, Mark, que estava na Terra durante o mesmo período, constatou que houveram uma série de mudanças no corpo durante o período em órbita.

Dentre as mudanças percebidas, destacam-se a mutação de DNA, novos sinais no sistema imunológico e novas espécies de bactérias no corpo. Algumas dessas mudanças desapareceram logo após seu retorno à Terra; no entanto, algumas mudanças permaneceram, como o declínio nos testes cognitivos e mutações genéticas.


Passageiros durante viagem turísitica espacial. (Foto: Reprodução/Folha PE)


De acordo com o professor e físico, Sandro Alvarenga:

“A falta de gravidade tem efeitos profundos no nosso corpo, efeitos que são ampliados com o passar do tempo, por exemplo, os músculos ficam menos trabalhados, os ossos perdem densidade mineral e o corpo fica com um volume menor de sangue, o corpo humano possui um ponto de equilíbrio que tem muito a ver com a gravidade”.

De acordo com as análises já feitas, algumas das mudanças observadas voltam ao normal após 6 meses na Terra; no entanto, uma porcentagem delas mantém-se alterada. Esse fator preocupa especialistas, pois pode desencadear um crescimento descontrolado das células, o que pode aumentar o risco de câncer.

Em 2021, a SpaceX, de Elon Musk, transportou 4 civis em um voo ao espaço que durou 3 dias e tornou-se a primeira viagem alcançar a órbita da Terra sem nenhum astronauta a bordo. A tendência é que, cada vez mais, o turismo espacial leva uma maior quantidade de pessoas por um maior período de tempo para fora da órbita terrestre, mas, para que isso ocorra, serão necessários uma série de estudos que analisem os efeitos da gravidade zero no corpo humano a longo prazo.

A viagem de Victor ainda não tem data marcada, mas eleva ainda mais a popularidade de viagens para fora do planeta. Você teria coragem de embarcar em uma viagem interespacial?

 

Foto destaque: Viagem fora da órbita da Terra. Reprodução/CanalTech.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo