Tech

Via anuncia troca de presidente

As trocas de comando refletem problemas no setor varejista, que está com dificuldades de encontrar investidores. A situação se agravou após o anúncio do rombo das lojas Americanas.

01 Abr 2023 - 11h45 | Atualizado em 01 Abr 2023 - 11h45
Via anuncia troca de presidente  Lorena Bueri

A dona das Casas Bahia e Ponto Frio, a Via, anuncia troca de presidente. O cargo, que era ocupado por três anos pelo Roberto Fulcherberguer, agora passa a ser de Renato Horta Franklin, que teve sua indicação pelo conselho administrativo da empresa. 

Formado em Administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com MBA em finanças pelo IBMec, a Via disse que Franklin inaugura um novo capítulo na história da empresa. Antes de fazer parte da Via, Franklin era presidente da empresa de aluguel de carros Movida, e também trabalhou durante dez anos na Vale, sendo sua última função gerente-geral procurement. 

Apesar de já ter sido anunciado, o novo presidente vai tomar posse em primeiro de maio. Enquanto isso, a gestão da empresa ficará por responsabilidade “por Abel Ornelas Vieira e Sérgio Augusto França Leme, atualmente Vice-Presidente Comercial e de Operações e Vice-Presidente Administrativo e Diretor de Relações com Investidores da Companhia”.


Casas Bahia, marca da Via: empresa fechou loja no centro no início de março. Reprodução/Via.


Segundo a Forbes, os analistas da Suno Investimentos, dizem que a mudança é fruto das dificuldades que o setor varejista vem enfrentando. Visto que, em 3 de março a empresa anunciou a desocupação do prédio João Brícola, no centro de São Paulo, que abrigava a unidade da Casas Bahia. Fundado em 1939, o foi locado pela empresa em 2004, com seus 13 andares, o aluguel do edifício custava cerca de 700 mil reais por mês. 

A saída do imóvel levantou boatos acerca da falência da empresa. Segundo a Forbes, o ex-presidente Fulcherberguer, que ainda está ocupando seu cargo, disse que essa operação foi encerrada porque a unidade “não estava rentável” e justificou o encerramento dessa operação como um “ciclo natural do varejo”.

A troca de comandos, não só da via, mas de empresas como a Riachuelo, que anunciou também a troca de presidente, reflete as circunstâncias vividas pelo varejo, que tem enfrentado dificuldades em achar investidores para o setor. Após ser revelado o rombo contábil na Americanas, tanto bancos quanto fornecedores reduzissem a oferta de crédito para o setor, agravando os problemas. Outra empresa que está passando por situações difíceis é a Marisa, e para evitar uma recuperação judicial está negociando diretamente com seus credores. 

 

Foto destaque: Via Varejo, dona da Casas Bahia e Ponto Frio. Reprodução/Versa.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo