Esportes

Verstappen vence o Grande Prêmio do Azerbaijão e se isola na primeira posição do campeonato

Max Verstappen se aproveita de abandonos da Ferrari e conquista a vitória no Grande Prêmio do Azerbaijão. Com Sergio Pérez no segundo lugar, a Red Bull conquista mais uma dobradinha, seguida de George Russel no terceiro lugar.

12 Jun 2022 - 11h00 | Atualizado em 12 Jun 2022 - 11h00
Verstappen vence o Grande Prêmio do Azerbaijão e se isola na primeira posição do campeonato Lorena Bueri

Na manhã deste domingo (12), Max Verstappen cravou mais uma vitória, seguida de uma dobradinha da Red Bull com Sergio Pérez. Beneficiado pelo abandono de ambas as Ferraris, os dois carros da equipe de Verstappen lideraram a segunda metade de corrida isolados e com muita tranquilidade. 


Pódio do Grande Prêmio do Azerbaijão. (Foto: Reprodrução/ Oracle Red Bull Racing)


Outra equipe que se beneficiou com o abandono da Ferrari foi a Mercedes, que emplacou um pódio com terceiro lugar de George Russel, e um quarto lugar com Lewis Hamilton. A equipe leva bons pontos para casa, tanto para o campeonato de pilotos quanto para o de construtores. 

Com o resultado, Verstappen se garante no primeiro lugar no campeonato mundial de pilotos, enquanto Sergio Pérez ultrapassa Charles Leclerc e conquista o segundo lugar. 


Tabela parcial do campeonato mundial de pilotos. (Foto: Reprodução/ Fórmula 1)


A CORRIDA

Na largada, parecia que Leclerc ia sair na ponta, mas Checo ultrapassou por dentro ainda antes da primeira curva, tomou a ponta e conseguiu se afastar do segundo colocado e se isolar no primeiro lugar. As Red Bull pareciam mais rápidas no começo, e Verstappen ameaçou constantemente o segundo lugar de Leclerc. 

Na volta 10, o pesadelo da Ferrari teve início. O Safety Car virtual entrou em pista devido a problemas no carro de Carlos Sainz, que abandonou a corrida logo em seguida. Algumas equipes aproveitam para fazer a primeira parada, entre eles Leclerc. As Red Bull ficam fora dos boxes. 

Na volta 15, após Leclerc cair para terceiro lugar, dando o segundo a Verstappen, a diferença para os carros da Red Bull diminuiu e Verstappen conseguiu ultrapassar Pérez e assumir a ponta.  A ultrapassagem é tranquila, após a equipe lembrar Perez no rádio que não deveria haver luta. 

Na volta 21, Leclerc havia assumido a liderança em decorrência das paradas de Verstappen e Pérez. E mais um capítulo do pesadelo da Ferrari se materializa: o motor do carro 16 demonstra vazamento de fumaça e é o fim da corrida para Charles Leclerc, que conseguiu a pole position e era um forte candidato à vitória.

A partir do abandono de Leclerc, a corrida esfria, e poucas posições sofrem alterações. Na volta 34, mas um problema em carros e Magnussen, de motor Ferrari, abandona a corrida, causando um Safety Car virtual. 

Por algumas voltas, meados da volta 43, Gasly fechou a porta para o Hamilton e a batalha pela quarta posição durou boas voltas. Depois de muita defesa pela parte de Gasly, e muito ataque pelo lado de Hamilton, o britânico conseguiu fazer a ultrapassagem e conquistar o quarto lugar. Com o quarto lugar garantido, Lewis se viu muito longe de George Russel para conquistar um pódio. 

 

RESULTADO - GP DO AZERBAIJÃO

1º - Max Verstappen 

2º - Sergio Perez 

3º - George Russell

4º - Lewis Hamilton

5º - Pierre Gasly

6º - Sebastian Vettel  

7º - Fernando Alonso  

8º - Daniel Ricciardo  

9º - Lando Norris 

10º - Esteban Ocon  

11º - Valtteri Bottas

12º - Alex Albon 

13º - Yuki Tsunoda 

14º - Mick Schumacher

15º - Nicholas Latifi 

16º - Lance Stroll

Não Concluiu  - Kevin Magnussen

Não Concluiu - Guanyu Zhou

Não Concluiu - Charles Leclerc

Não Concluiu - Carlos Sainz 

 

PRÓXIMA ETAPA

Para a próxima etapa do campeonato, a Fórmula 1 vai para o Canadá. Dos dias 17 a 19 de julho, as equipes disputam as melhores posições do grid para o campeonato mundial. 

Ferrari chega pressionada no Canadá, após totalizar 0 pontos em Baku. Enquanto isso, a Mercedes aproveitou cada erro dos adversários e caminha a passos lentos para a luta pela segunda colocação no mundial de construtores.  

 

Foto Destaque: Max Verstappen. Foto: Reprodução/ Oracle Red Bull Racing

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo