Money

Vendas em varejo no país caem em fevereiro

Em fevereiro as vendas caíram consideravelmente quando comparadas com janeiro, mês que houve um aumento. Confira quais atividades varejistas tiveram as maiores quedas:

26 Abr 2023 - 09h35 | Atualizado em 26 Abr 2023 - 09h35
Vendas em varejo no país caem em fevereiro Lorena Bueri

No mês de fevereiro deste ano as vendas no varejo do Brasil caíram 0,1% se comparadas com as vendas de janeiro. Esta queda representa uma retração de 0,2% em relação a expectativa que se tinha das vendas no mês de fevereiro. Porém a queda ocorreu num ritmo mais confortável do que se esperava, mesmo diante de uma cena com juros altos que deixam o crédito caro e a economia devagar.

Estas informações foram divulgadas ontem (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou como as vendas no varejo em fevereiro caíram consideravelmente em comparação com janeiro, que teve um aumento de 3,8%, este período em que aconteceu a recuperação foi após a fase desfavorável de Natal e Black Friday. E há um pouco mais de um ano atrás, em fevereiro do ano passado as vendas deste ano de 2023 tiveram um avanço de 1,0%.

Para consolidar a pesquisa dos números das quedas ou não de vendas, foram pesquisados oito tipos de varejos diferentes e seis deles, a maioria, teve problemas nas vendas no mês de fevereiro deste ano. Um deles foi no grupo hiper, supermercados, bebidas, produtos alimentícios e fumo que teve uma diminuição de 0,7% representando mais de 40% do peso por mês da pesquisa. Outras quedas significativas foram de 6,3% no setor de calçados, tecidos e vestuários e de 10,4% no setor de material para escritório, informática, comunicação e equipamentos.


Foto: As vendas no supermercado tiveram queda de 0,7% (Foto:  Reprodução/Charles Silva Duarte/ Arquivo Diario do comercio)


O gerente da pesquisa, Cristiano Santos detalhou o motivo desta queda de vendas em um mês e aumento delas em outro, dando ênfase nas promoções oferecidas em janeiro e a falta delas em fevereiro, “Um fator que ajuda a explicar esse cenário é que janeiro foi um mês de muitas promoções, com estratégia de grandes empresas desses setores de varejo após novembro, com a Black Friday, e dezembro, com o Natal, terem sido meses de baixa. Promoções que não seguiram para fevereiro”, pontua.

A trajetória do varejo no Brasil vai de acordo com a retração que ocorre na produção industrial. A queda de 0,2% que fevereiro teve sobre o mês de janeiro foi considerado o pior número para o mês desde 2021, há dois anos atrás.

Foto destaque: As vendas no varejo diminuiram no mês de fevereiro. Reprodução/Poder 360.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo