Saúde

Veja dicas de como se proteger e combater o mosquito da Dengue

Brasil está próximo de registrar pico de mortes por conta da doença

3 min de leitura
26 Dez 2022 - 17h45 | Atualizado em 26 Dez 2022 - 17h45

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em dezembro o Brasil atingiu 1.406.022 casos prováveis de dengue, o que registra aumento de 168% em relação ao mesmo período de 2021. Foram registradas 980 mortes pela doença em 2022, aumento de 298% se comparado a dezembro do ano passado, e próximo de bater o recorde de óbitos, 986, registrado em 2015.

Os estados com mais óbitos se concentram nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país: São Paulo (276); Goiás (154); Paraná (108), Santa Catarina (88) e Rio Grande do Sul (66). O biólogo e biomédico Carlos Peçanha, Diretor Técnico da Rentokil e especialista em entomologia urbana, explica os cuidados necessários para combater o mosquito e se proteger não apenas da Dengue, mas de outras arboviroses como Zika Vírus e Chichunkunya:

  • Usar Repelente: umas das maneiras mais simples de se proteger do Aedes Aegypt é o uso regular de loções repelentes, que afastam os mosquitos e evitam que piquem a pele, impedindo que as doenças sejam transmitidas.
     
  • Roupas: em casos de surtos, dê preferência por roupas que minimizem a exposição da pele, fator que dificulta, assim como o repelente, que o mosquito consiga picar e transmitir o vírus.
     
  • Mosquiteiros: principalmente para proteção de bebês e crianças pequenas que dormem em berços, mosquiteiros são uma ótima alternativa. Também auxiliam muito na proteção de todos no período noturno, pois não permitem que o mosquito pique durante o sono.
     
  • Monitoramento: para se proteger do mosquito e evitar sua proliferação, é indicado sempre ficar de olho em recipientes que possam alocar água parada, ambiente ideal para o mosquito depositar seus ovos, como vasos de plantas, tampas de caixas d’água, pneus e garrafas.

“É extremamente importante relembrar os cuidados necessários para evitar que o Aedes Aegypt se prolifere cada vez mais. São cuidados básicos e simples que se feitos de forma regular e correta, evitam danos à saúde e até mesmo mortes. Na Rentokil, disponibilizamos de monitoramento profissional, programas e soluções específicas para proteger sua família e negócios do mosquito da Dengue desde o seu primeiro estágio”, expl

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo