Saúde

Veja como o desânimo no treino pode estar associado ao ciclo menstrual

Ciclo menstrual afeta disposição e desempenho em atividades físicas. Especialistas dão dicas de exercícios para cada fase do período.

04 Jul 2023 - 15h49 | Atualizado em 04 Jul 2023 - 15h49
Veja como o desânimo no treino pode estar associado ao ciclo menstrual  Lorena Bueri

Você já sentiu desânimo durante as suas tarefas rotineiras ou na prática de atividades físicas enquanto estava no período menstrual? Pois saiba que esta sensação é normal durante o ciclo, e tudo é influenciado pelos hormônios que são substâncias químicas mensageiras do corpo. Se você se sente indisposta, com falta de ânimo e irritações durante o seu treino, esses sentimentos podem estar ligados com seu ciclo menstrual. 

Durante o período do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona (hormônios produzidos no ovário) costumam oscilar muito e por isso pode dar a sensação de irritabilidade e desânimo durante os treinos ou tarefas do dia. 

Um estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, revelou que as mulheres que estavam na fase lútea (segunda e última) do ciclo menstrual, sentiram “mais esforço e menos prazer”, durante os treinos. Contudo, alguns especialistas no assunto deram dicas de como aproveitar os treinos em cada fase do período menstrual. Mas primeiro vamos entender como funciona o ciclo menstrual e suas fases. 

Em média o ciclo menstrual dura cerca de 28 dias, entretanto, ele pode se estender até 32 dias, pois cada um tem suas características individuais. Alguns também podem ser irregulares. Ele se apresenta em duas fases, a folicular e a lútea. 


Peridos das fases menstruais/Divulgação/Vitat/Reprodução 


Fase folicular

Esta fase é caracterizada pelo cansaço, pois é a que produz menos hormônios. Segundo a ginecologista e obstetra que atende no Núcleo de Medicina Afetiva (NuMA), Patrícia Carvalho, nesta fase, apenas na ovulação é quando temos mais disposição dentro deste período

Fase lútea

Esta fase representa o fim do período menstrual e por isso é um momento de introspecção. Devido a alta concentração de estrogênio, conforme informado pela Patrícia Carvalho em entrevista ao G1

Especialistas indicam exercícios mais leves durante a fase folicular, visto que, as mulheres podem sentir cólicas, fadiga, cansaço e dor de cabeça. Contudo, durante a o período ovulatório, o recomendado são treinos de musculação e força, no entanto, a prática não é indicada para todos. Por isso, procure um profissional especializado para orientação. Já no final do ciclo menstrual, na fase lútea procure atividades mais tranquilas, como pilates, yoga e dança para proporcionar um relaxamento da tensão pré-menstrual (TPM).

Foto destaque: Ciclo mestrual está associado a indisposição durante treinos/Banco de imagens/Divulgação/Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo