Notícias

Veja como funciona o dispositivo que derrubou drone suspeito durante a posse Lula

"Arma" operada pela Polícia Federal possui tecnologia capaz de interceptar e também assumir o controle de drones. Neste domingo, 1º de janeiro, Lula assumiu a Presidência da República

02 Jan 2023 - 09h34 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 09h34
Veja como funciona o dispositivo que derrubou drone suspeito durante a posse Lula Lorena Bueri

Neste domingo, 1º de janeiro de 2023 (ano novo), a Polícia Federal derrubou um drone suspeito que estava sobrevoando uma área não autorizada, em Brasília, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula (PT). O dispositivo utilizado, de aparência similar à uma arma, possui uma tecnologia que intercepta e acaba por “roubar” o controle de drones suspeitos, de acordo com informações do “g1”


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @centralpolitics)


Conhecido pelo nome “DroneGun Tactical”, tal equipamento foi desenvolvido com um design de rifle e é necessário ser utilizado com as duas mãos do indivíduo. Segundo a fabricante, esse dispositivo pesa cerca de sete quilos. 

A tecnologia tem a capacidade de identificar drones através de frequência e as ondas de rádio. No momento em que um drone suspeito é localizado, o dispositivo passa a emitir um sinal que consegue interromper o contato que há entre o drone com o controle original (pode cortar o sinal de qualquer modelo ou marca de drone). 

Sendo assim, o agente de segurança consegue assumir o controle do drone suspeito e pode desviá-lo e pousá-lo em um local que seja seguro para que a inspeção seja realizada. 

Outra função que está disponível no equipamento é fazer com que o drone suspeito seja pousado exatamente no local onde foi levantado. Esse detalhe pode ajudar na identificação do dono do tal drone. 

Conforme o veículo de comunicação citado, o dispositivo antidrone, extremamente tecnológico e com aspecto “futurístico”, possui antenas direcionais integradas, além de um painel de controle com áudio e sensor óptico.

Além de ter sido utilizado na posse de Lula neste domingo, atualmente, o equipamento é utilizado em presídios de São Paulo com o propósito de evitar que drones levem celulares e drogas para os detentos. 


Post sobre o dispositivo. (Reprodução/Twitter @DroneShield)


Segundo informações do “UOL”, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil) aprovou no mês de setembro o uso da DroneGun Tactical. A fabricante do dispositivo, Drone Shield, diz que o equipamento consegue afastar drones de diversos tamanhos a mais de 1 km de distância. Além disso, a “arma” pode ser utilizada por até duas horas com uma única recarga, somente. 

Foto Destaque: Polícial federal usa "arma" antidrone durante posse de Lula. Reprodução/Fábio Tito/g1. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo