Saúde

Varíola dos macacos: entenda como acontece a contaminação em animais e saiba como evitá-la

Após Juiz de Fora registrar o primeiro caso de variola dos macacos em cachorro, a infecção pela 'monkeypox' gerou novos questionamentos. Saiba como o vírus pode contaminar e afetar os animais domésticos e selvagens.

24 Ago 2022 - 17h46 | Atualizado em 24 Ago 2022 - 17h46
Varíola dos macacos: entenda como acontece a contaminação em animais e saiba como evitá-la Lorena Bueri

Em declaração oficial dada na noite desta terça-feira (23), a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, em Juiz de Fora, o primeiro caso de infecção de cachorro pela varíola dos macacos. Segundo a entidade, a contaminação ocorreu a partir da convivência contínua no mesmo local com um adulto que teve o seu caso confirmado. A infecção é a primeira relatada de ordem ser humano-animal desde que a doença foi detectada no estado.

Isso indica que animais infectados podem espalhar o vírus da varíola dos macacos para as pessoas, e é possível que as pessoas infectadas possam espalhar a 'monkeypox' para os animais através de contato próximo, incluindo acariciar, abraçar, beijar, lamber, compartilhar áreas de dormir e dividir alimentos.

A partir desse caso, inúmeros questionamentos a respeito da 'monkeypox' e das formas de contaminação pelo vírus foram realizados e, além disso, a necessidade de novas explicações para a doença. As pessoas com a condição devem evitar o contato com animais, incluindo animais de estimação, animais domésticos e animais selvagens para evitar a propagação do vírus.

Se o animal de estimação estiver exposto à varíola dos macacos, as recomendações são:

1) Não se render, promover eutanásia ou abandonar animais de estimação apenas por causa de uma exposição potencial, ou virus da varíola dos macacos;

2) Não limpar ou bandar o animal de estimação com desinfetantes químicos, álcool, peróxido de hidrogênio ou outros produtos, como desinfetante para as mãos, toalhas de limpeza ou outros produtos de limpeza industriais ou de superfície.


Infecção de cachorros pelo vírus da 'monkeypox' é possível. (Foto/Reprodução/Shutterstock)


Animais de estimação que tiveram contato próximo com uma pessoa sintomática com varíola dos macacos devem ser mantidos em casa, longe de outros animais e pessoas por 21 dias após o contato mais recente. As pessoas infectadas não devem cuidar de animais expostos. A pessoa com a varíola dos macacos deve evitar o contato próximo com o animal exposto e, quando possível, pedir a outro membro da família para cuidar dele até que esteja totalmente recuperada.

Em alguns casos, pode ser necessário isolar e cuidar de animais que foram expostos à varíola dos macacos em um local diferente da casa. Por exemplo, as pessoas que estão imunocomprometidas, grávidas, têm crianças pequenas presentes (menores de 8 anos de idade), ou com histórico de dermatite atópica ou eczema, não devem prestar cuidados aos animais que tiveram contato próximo com uma pessoa com a 'monkeypox', pois podem estar em maior risco de desfechos graves da doença.

Se a pessoa tem a doença e precisa cuidar de seus animais de estimação durante o isolamento em casa, o ideal é lavar as mãos ou usar um esfregão à base de álcool, antes e depois de cuidar deles. Além disso, é importante também cobrir qualquer erupção cutânea da melhor maneira possível (por exemplo, mangas e calças compridas) e usar luvas e uma máscara ou respirador bem ajustado enquanto cuida dos animais.

Enquanto não se sabem todos os sintomas que os animais infectados podem ter, observar o animal quanto a possíveis sinais de doença, incluindo letargia, falta de apetite, tosse, secreções nasais e/ou oculares ou crosta, inchaço, febre e/ou espinhas ou bolhas. A recomendação é ligar para o veterinário caso se note que um animal parece doente dentro de 21 dias após ter contato com uma pessoa que tem varíola dos macacos provável ou confirmada.

Foto destaque: Animais também podem contrair a 'monkeypox'. Reprodução/THRLS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo