Saúde

Varíola dos macacos: A doença pode se tornar fatal

Apesar de ter sido pauta de diversos noticiários, muitos ainda não sabem exatamente como a varíola dos macacos age no nosso organismo e pode se tornar fatal, entenda melhor esse processo.

03 Out 2022 - 21h33 | Atualizado em 03 Out 2022 - 21h33
Varíola dos macacos: A doença pode se tornar fatal Lorena Bueri

A varíola dos macacos, ou Monkeypox, é uma doença zoonose viral, transmitido dos animais para os seres humanos, seu contágio também pode ocorrer pela respiração e contato com a pele, o que a torna altamente transmissível.

A doença passa por um período de incubação que pode variar de 5 a 21 dias,durante esse tempo ela não apresenta nenhum sintoma, no entanto, após passado esse tempo, começam a aparecer os primeiros sinais da doença, o indivíduo afetado sente febre, dores de cabeça, mal estar, dor de garganta, surgem também lesões semelhantes a espinhas na pele, especialmente na cabeça, testa, pés e genitais, a doença pode levar à morte.

Para determinar se um óbito ocorreu em decorrência da varíola dos macacos, os patologistas forenses analisam alguns sintomas, sinais esses que indicam se a doença foi ou não fatal.


Varíola dos macacos (Foto: Reprodução/Prefeitura de Maceió)


Especialistas alertam para o risco da monkeypox contaminar o cérebro, o que desencadearia uma inflamação no cérebro chamada encefalite, no entanto, a infecção da varíola dos macacos no cérebro é considerada rara.

Uma das principais formas da doença culminar na morte do seu portador é através de efeitos secundários, conhecidos como coinfecções secundárias, doenças que surgem em decorrência da varíola dos macacos, dentre as mais comuns destacam-se a pneumonia e algumas lesões cutâneas, que são mais mortais, morrer de doenças secundárias ainda configura morte por monkeypox.

A saúde do portador também pode ser determinante para compreender os efeitos da doença no organismo do indivíduo, por exemplo, portadores de Aids ou linfoma podem ter mais chances de morrer da varíola dos macacos do que quem não possui as condições.

 

Foto Destaque: Varíola dos macacos podem levar à morte (Foto: Reprodução/Alba Saúde)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo