Saúde

Varíola de macacos: Brasil já registra cinco casos da doença

De acordo com o Ministério da saúde, casos já foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. OMS anuncia que comitê avaliará situação para descobrir se o caso se trata de uma emergência de saúde internacional.

16 Jun 2022 - 21h51 | Atualizado em 16 Jun 2022 - 21h51
Varíola de macacos: Brasil já registra cinco casos da doença Lorena Bueri

Até o momento, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15), o Brasil já possui cinco casos confirmados de varíola dos macacos, a doença que vem preocupando autoridades mundiais de saúde por estar se alastrando rapidamente por vários países. Oito casos suspeitos ainda seguem em investigação.

O primeiro caso no país foi confirmado há uma semana em São Paulo. Desde então, quatro outros casos foram confirmados no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.


Brasil já registra cinco casos de varíola de macacos (Foto: Reprodução/Yahoo Notícias)


O que é a varíola de macacos?

Varíola de macacos é uma doença transmitida pelo contato com lesões, fluidos corporais, respiração e pela contaminação de materiais próximos.

A doença apresenta diversos sintomas, dentre eles, bolhas na pele, inchaços no corpo, dores nas costas e dores musculares, fraqueza e febre.

Seu nome advém da sua descoberta, que foi realizada em um vírus contido em um macaco na Dinamarca, em 1958, mas, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde - atualmente, a maior incidência da doença ocorre em roedores, como ratos, por exemplo.

Casos no mundo

O número de casos da doença no mundo já ultrapassa 1.600, dentre os países afetados, sete já consideram o surto como uma edemia e trinta e dois descobriram casos da doença recentemente e, de acordo com a OMS, mais 1.500 casos suspeitos seguem sob investigação.

Diante dessa situação, a OMS recomendou a vacinação contra varíola para grupos considerados prioritários, que possuem risco elevado de contraírem a doença, bem como, profissionais de saúde e equipes que atuem em laboratórios que lidem com o vírus.

A organização também anunciou que irá convocar o Comitê de Emergência de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional para realizar uma avaliação do cenário e determinar se ele representa uma emergência de saúde pública de proporções internacionais.

 

Foto Destaque: Varíola de macacos preocupa autoridade de saúde internacionais. Reprodução/UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo