Saúde

Vantagens mel na alimentação: saiba como consumir e quando evitar

O mel é um ingrediente que proporciona inúmeros benefícios, pois é rico em vitaminas e minerais, eleva o número das células de defesa do corpo e também combate bactérias e fungos.

3 min de leitura
04 Nov 2022 - 09h00 | Atualizado em 04 Nov 2022 - 09h00

As vantagens do mel na alimentação são diversas! Essa é uma das opções naturais que permite substituir adoçantes industrializados e ainda garante aquele gostinho único feito pelas abelhas. Segundo a nutricionista Danielle Bayma, as vantagens que o mel proporciona vão muito além do seu sabor: ele é rico em vitaminas e minerais, eleva o número das células de defesa do corpo e também combate bactérias e fungos.

Seja para deixar um chá mais doce ou fazer um delicioso pão de mel, esse ingrediente é indispensável. Assim, quando usado de forma equilibrada, o mel é perfeito para evitar algumas doenças, além de elevar as células de defesa, o mel também tem grande potencial antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano.


Mel em conserva. (Foto: Reprodução/Pexels)


Qual o jeito certo de consumir mel?

“Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade sugerida. Recomendo, inclusive, que seja consumido durante a noite caso o paciente tenha alguma reclamação de irritação na garganta ou tosse. A saliva produzida funciona na mucosa da garganta realizando uma proteção”, conta Danielle.

De qualquer forma, para além da recomendação da nutricionista, o mel também pode ser adicionado em receitas. 

Para garantir todos os seus benefícios, sem exceder na dose, a recomendação diária é de, no máximo, uma colher de sopa (o equivalente a 25 gramas). Apesar das vantagens, vale lembrar: os diabéticos devem evitar o consumo dele. Isso porque ele possui muito açúcar simples, que aumenta a glicemia do sangue rapidamente.

Devo tirar o mel da dieta?

Não é preciso. A única precaução com este alimento é sobre a quantidade, ou seja, as vantagens do mel são várias, mas é importante ficar de olho nas calorias, caso você esteja em uma dieta restritiva, para não exagerar. Além disso, lembre-se que o mel não deve ser aquecido, já que acima de 40 °C o potencial nutritivo é nulo.

 

Foto destaque: Mel. Reprodução pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo