Bem Estar

Vai colocar silicone? Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia

Veja tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de implante de silicone nos seios, antes de consultar um especialista

24 Abr 2023 - 14h15 | Atualizado em 24 Abr 2023 - 14h15
Vai colocar silicone? Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia  Lorena Bueri

Uma em cada três brasileiras já pensou em colocar silicone nos seios - este é o resultado de uma surpreendente pesquisa realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Considerando esse número tão expressivo, é provável que você seja, ou conheça, alguma(s) das mulheres interessadas em realizar esse procedimento.

Pensando nisso, trago aqui algumas das informações mais importantes que você precisa saber antes de tomar essa decisão e de consultar um Cirurgião Plástico.

A cirurgia de prótese mamária é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e é uma excelente opção para mulheres que desejam aumentar o tamanho e/ou melhorar o formato de seus seios.

Embora a decisão de passar por uma cirurgia de prótese mamária seja pessoal e varie de acordo com as preferências e necessidades individuais, muitas mulheres optam por essa intervenção para melhorar a autoestima e autoconfiança.

Ela é realizada com o uso de implantes de silicone, que são inseridos através de uma pequena incisão na mama. O tamanho, forma e tipo de implante utilizados dependerão das preferências da paciente e das recomendações do cirurgião plástico, e serão acordados durante a consulta.

Qual é o primeiro passo? Como escolho o melhor cirurgião para me consultar? O que devo olhar no currículo?

A escolha do cirurgião plástico é uma decisão pessoal importante e determinante para o resultado cirúrgico final. Por isso, faça uma pesquisa cuidadosa e sem pressa e escolha um cirurgião com o qual você se sinta confortável e confiante para realizar sua cirurgia.

Além disso, certifique-se de que ele seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que tem padrões rigorosos para a formação e prática de cirurgia plástica. A certificação garante que o cirurgião tenha concluído a formação adequada e cumpra todos os requisitos para prática de cirurgias seguras e eficazes.

Como é a primeira consulta?

Ao agendar uma consulta, o cirurgião irá discutir seus objetivos e expectativas, e você pode fazer perguntas sobre sua experiência, abordagem cirúrgica e resultados anteriores.

Como é decidido o tamanho da prótese? O que cirurgião e paciente levam em conta?

Em uma consulta sobre aumento mamário, o cirurgião plástico geralmente conversa com a paciente sobre suas expectativas em relação ao procedimento, bem como sobre as opções disponíveis para alcançar o resultado desejado - como a técnica empregada e cuidados pós-cirúrgicos.

Existem diferentes tipos de próteses? Quais são os principais tipos? Como ela costuma ser escolhida?

Outra questão debatida é o tipo de implante: existem vários implantes mamários disponíveis no mercado como os lisos e os texturizados. Um bom cirurgião discutirá todas as opções e ajudará você a determinar qual é a melhor escolha para suas necessidades.

Se você tem receio da cicatriz, acalme-se. Existem muitas técnicas para se obter o melhor resultado estético possível para cada caso. Normalmente, as incisões mais utilizadas são: abaixo da mama, no sulco infra mamário e a periareolar - visando sempre o local que fique melhor camuflado, ou até mesmo imperceptível.

Como escolher em qual local é colocada a prótese? O que precisa ser levado em conta?

Quanto ao plano de colocação do implante, o "lugar" onde ele é introduzido, pode-se colocar abaixo ou acima do músculo peitoral. Normalmente, a colocação da prótese abaixo do músculo oferece mais cobertura para a prótese, resultando em uma aparência mais natural.

Isso ocorre porque o músculo peitoral ajuda a disfarçar as bordas da prótese e a suavizar a transição entre a prótese e o tecido mamário. Além disso, a colocação abaixo do músculo pode reduzir o risco de complicações, como a contratura capsular, em que a cápsula ao redor da prótese fica excessivamente rígida e contrai, causando dor e deformidade da mama.

Por outro lado, a colocação acima do músculo pode ser uma opção melhor para pacientes que já possuem uma quantidade significativa de tecido mamário. Nesse caso, a prótese fica mais próxima da superfície da pele, resultando em uma aparência mais projetada e definida. A colocação acima do músculo também pode oferecer um tempo de recuperação mais rápido, pois o músculo peitoral não é manipulado durante a cirurgia.

O que levar em conta se eu ainda pretendo ser mãe e amamentar?

É importante também que as mulheres que desejam engravidar e amamentar no futuro discutam seus planos com seu médico e avaliem cuidadosamente as opções de cirurgia que possam minimizar os riscos de afetar a amamentação.

Como a maioria das cirurgias envolve a colocação de implantes mamários sob o tecido mamário ou sob o músculo peitoral, em geral, esses procedimentos não afetam diretamente as glândulas mamárias responsáveis pela produção de leite. No entanto, alguns fatores, como o tamanho do implante, a localização da incisão e a técnica cirúrgica utilizada, podem afetar a capacidade de amamentação.

Quais exames devem ser feitos antes da cirurgia?

Antes da cirurgia de mamoplastia de aumento, também é importante realizar uma avaliação médica completa para determinar se a paciente é uma candidata adequada para o procedimento. Além disso, é necessário fazer uma série de exames para avaliar a saúde geral da paciente e reduzir o risco de complicações durante ou após a cirurgia: como os de sangue, a  mamografia e o ultrassom das mamas, para detectar qualquer anormalidade anteriormente à cirurgia.

O que eu preciso planejar antes da operação em si? São quantos dias afastada do trabalho?

O cirurgião também explicará o que a paciente pode esperar durante o período de recuperação e quais são os cuidados pós-operatórios necessários. O tempo de afastamento do trabalho após a cirurgia de aumento mamário pode variar de acordo com vários fatores, como a extensão da cirurgia, a técnica utilizada, a saúde geral do paciente e a natureza do trabalho realizado.

Quais são os principais cuidados pós-operatórios?

Normalmente, após a cirurgia de aumento mamário, o paciente pode precisar ficar afastado do trabalho por cerca de uma semana ou duas e, durante esse período, é importante descansar, evitar atividades extenuantes e fazer uso do sutiã cirúrgico pelo tempo recomendado.

Seu corpo: sua decisão

Como toda cirurgia, é importante que você tome uma decisão consciente, bem informada, e evitando ao máximo a influência de terceiros na tomada de decisão quanto ao seu corpo. Mas, se você está decidida, agende uma avaliação. De posse de todas essas informações, você poderá discutir com o seu médico a melhor alternativa para você e, tenho certeza, obter os melhores resultados.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo