Moda

Usar tênis no trabalho pode passar a imagem errada mesmo sendo confortável

Usar tênis demostra um look despojado, mesmo passando o sinal de conforto. Quando se trata de trabalho nem sempre andar na moda ou ficar super confortável pode ajudar, cada empresa possui regras.

07 Mar 2023 - 21h00 | Atualizado em 07 Mar 2023 - 21h00
Usar tênis no trabalho pode passar a imagem errada mesmo sendo confortável Lorena Bueri

Os tênis são normalmente vistos como sapatos inadequados para alguns ambientes de trabalho. Mas, nos últimos anos, pós-pandemia, alguns modelos mais discretos se tornaram uma ótima alternativa para um office look casual, gerando um pouco de conforto. Combinar o sneaker às produções de workwear, pode ser uma boa pedida para quem preza o conforto e o estilo no dia a dia.

Mesmo sendo um calçado moderno, a sua história possui raízes na Grécia Antiga. Naquele período, os atletas de jogos olímpicos iniciaram a usar sandálias de couro para proteger os pés nas competições. Contudo, os primeiros antepassados do tênis foram produzidos pelo nova-iorquino Wait Webster, no século XIX.

Seu surgimento se deu origem no século XIX, entre as décadas 1860 e 1870, um tipo de sapatilha em couro e o seu fechamento, era feito por meio de cadarço, utilizada no ciclismo. E foi em meados de 1873, que o couro já começou a ser substituído por tecidos. Foi em 1890, que surgiu a primeira fábrica especializada em tênis esportivos.

O conforto na hora de se vestir, definitivamente importante. E algumas empresas decidiram abdicar a rigidez no dress code de seus funcionários,  permitindo o uso de algumas peças que eram proibidas, como o tênis, que há muito tempo parou de ser usado somente para esportes e tem se tornado item-chave no guarda-roupa.


Vários estilos de tênis (Foto: Reprodução/ManSan/Pexels)


Um look com tênis ainda que muitas vezes seja estiloso e confortável, principalmente combinando com alfaiataria pode ser uma ótima opção para o mundo da moda, contudo no mundo dos negócios, a moda não deve ter interferência, pois muitas empresas ainda possuem itens que são proibidos. Como cropped, lingerie a mostra, vestido muito curto, roupas de ginástica, crocs, tênis e jeans.

O conforto é essencial, mas vale lembrar que é um escritório, uma empresa, o seu trabalho e não a sua casa, o look é importante e pode omitir algo equivocado para futuros clientes em vários aspectos. Portanto, o setor de Recursos Humanos sempre avisa e é normalmente entregue uma lista ou verbal ou por escrita para aqueles que querem ser mais ousados ou desprezam regras.

Em pesquisa feita, 57% dos trabalhadores tiveram um debate consigo mesmos sobre se uma peça de roupa é adequada para o escritório ou não. E quatro em cada 10 já conversaram com um gerente ou colega sobre seu traje de trabalho, enquanto 21% foram mandados para casa por usar roupas inadequadas.

Mas 64% acham que seu escritório fica muito quente no verão, deixando 57% lutando para manter uma temperatura baixa e ainda concordar com os padrões de vestimenta, contudo muitas empresas, como no Brasil e outros países onde as pesquisas foram feitas, com uma temperatura elevada ou não, têm optado cada vez mais por ar condicionado.

Um porta-voz da Andrews Air Conditioning, que encomendou umas das pesquisas, disse: “Verão e local de trabalho é sempre uma combinação complicada e é claro que as pessoas lutam consigo mesmas sobre o que vestir”. As pesquisas mostraram alguns resultados interessantes sobre o que a equipe acredita ser ou não aceitável, como macacões, tênis, chinelos e shorts. Tendo mais de 80% admitindo que estes 4 itens deveriam permanecer na lista de não.


Tênis para o trabalho (Foto: Reprodução/ Godisable Jacob/ Pexels)


E se caso ir para o trabalho com roupas de ciclismo, muitos achariam que não é profissional da sua parte permanecer assim o dia todo, além de roupas de ginástica, estarem na lista de proibidos”.

O estudo também descobriu que 77% sentem falta do traje de escritório quando trabalham em casa, mas apenas 34% se vestem da mesma forma quando trabalham remotamente quanto no local de trabalho. E embora 58% tentem se vestir de maneira mais inteligente se precisarem interagir com clientes ou clientes.

Existem regras opostas sobre o que se pode ou não usar para parecer profissional em diferentes locais de trabalho, o que pode parecer mais complexo do que nunca depois do trabalho remoto ou híbrido nos últimos dois anos, todavia devemos saber que somos a imagem da empresa, somos contratados para um trabalho então se deve seguir as regras da empresa ou buscar uma alternativa como buscar outro tipo de trabalho que seja menos exigente”.

Se o dress code da sua profissão permitir, é possível usar tênis durante o expediente sem parecer inapropriado, entre em contato com o RH ou leia seu contrato. Existem muitas opções de tênis de pode combinar com muitos looks.

 

Foto destaque: Tênis. Reprodução/Loc Dang/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo