Saúde

União Europeia garante mais 54 mil doses contra a varíola dos macacos

União Europeia garante mais de 54 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos. UE conta com mais de 7.000 casos relatados, trata-se de um aumento de quase 50% em comparação à semana passada

20 Jul 2022 - 09h22 | Atualizado em 20 Jul 2022 - 09h22
União Europeia garante mais 54 mil doses contra a varíola dos macacos Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (18), a Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA) adquiriu uma nova remessa com 54.530 doses da vacina contra a Varíola dos Macacos para tentar conter ao máximo o surto da comorbidade nos países da União Europeia. Dessa forma, a região conta com um total de 163.620 doses da vacina.

Os imunizantes comprados são oriundos da empresa Bavarian Nordic, até agora 25 mil doses foram distribuídas em seis estados da UE. As demais doses serão repassadas ao longo das próximas semanas.


Vírus da Varíola dos Macacos. (Foto: Reprodução/Veja)


De acordo com informações do site “Foca News”, o acordo de fornecimento segue um contrato assinado no mês de junho, quando a União Europeia encomendou cerca de 110 mil doses do imunizante.

A comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides, disse estar preocupada com o número crescente de casos da varíola dos macacos na região, e acrescenta que agora há mais de 7.000 casos relatados na União Europeia, marcando um aumento de quase 50% com relação à semana passada. 

Sob o primeiro pedido, a Comissão disse que a UE entregou até agora cerca de 25 mil doses a seis estados membros.

Segundo o que foi editado por Catherine Evans e Mark Heinrich na CNN Brasil, as vacinas são entregues a países de acordo com as necessidades e no número de casos.

Além dos 27 estados da União Europeia, a Noruega e a Islândia também têm o direito a receber as vacinas contra a varíola dos macacos.


OMS acompanha surto de varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/CNN)


O site “Veja” divulgou que, nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai realizar uma nova reunião com o Comitê de Emergência para debater a respeito do surto em andamento. Além disso, também falou sobre o grupo ter discutido, em junho, se o status seria elevado para a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (PHEIC), nível considerado mais alto de alerta da OMS, entretanto chegou a decisão de que não era necessário uma mudança naquele momento.

Foto Destaque: União Europeia adquire nova remessa com mais de 54 mil doses de vacina. Reprodução/Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo