Saúde

União Europeia decide desobrigar uso de máscaras em viagens aéreas

As máscaras foram introduzidas para ajudar a reduzir a propagação da COVID-19. Mas seu uso deixará de ser obrigatório em aeroportos e em voos para a Europa a partir da próxima semana

11 Mai 2022 - 16h54 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 16h54
União Europeia decide desobrigar uso de máscaras em viagens aéreas Lorena Bueri

Máscaras faciais não terão de ser utilizadas em aeroportos e em voos na Europa, disseram a Agência Europeia de Segurança da Aviação (AESA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) nesta quarta-feira (11).

A flexibilização da medida será efetiva a partir de 16 de maio. No entanto, as autoridades salientaram que as máscaras ainda são a forma mais eficaz de impedir a propagação da COVID-19. "A partir da próxima semana, as máscaras de rosto não precisarão mais ser obrigatórias no transporte aéreo em todos os casos, alinhando-se amplamente com as mudanças nos requisitos das autoridades nacionais em toda a Europa para o transporte público", declarou o Diretor Executivo da AESA, Patrick Ky, em um comunicado.

Ele disse ainda que quaisquer passageiros com sintomas de resfriado, como tosse ou espirros, devem “considerar fortemente o uso de uma máscara facial”, mas celebrou a decisão. "É um alívio para todos nós estarmos finalmente a chegar a uma fase da pandemia em que podemos começar a relaxar as medidas de segurança sanitária", acrescentou.


Uso de máscara não será mais obrigatório em aeroportos na Europa. (Foto/Reprodução/Reuters)


A nova orientação, porém, veio com alguns conselhos cautelosos do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (CEPCD). Andrea Ammon, diretora da instituição, disse que, embora o uso de máscaras não fosse mais obrigatório, era importante lembrar que "juntamente com o distanciamento físico e a boa higiene das mãos, é um dos melhores métodos de reduzir a transmissão".

Em março, a companhia aérea Easyjet disse que onde as máscaras não são mais legalmente exigidas em ambos os extremos da rota, o uso delas seria uma escolha pessoal. "Continuamos incentivando os governos europeus a terem uma abordagem coordenada na remoção da obrigatoriedade de máscara a bordo dos aviões, para torná-lo fácil e claro para os clientes", disse um porta-voz da companhia.

Espera-se que as regras para o uso de máscaras variem depois que a exigência obrigatória for retirada, com as companhias aéreas sendo instruídas a incentivar os passageiros a usá-las em voos para ou de destinos onde ainda é necessária a utilização dessas máscaras no transporte público, disseram as agências.

Foto destaque: Mulher usando máscara em aeroporto na Europa (Reprodução/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo