Notícias

União Europeia aprova em definitivo adesão da Croácia ao euro em 2023

A transição da Croácia de sua moeda tradicional, a kuna, para o euro ocorrerá no primeiro dia do próximo ano, menos de uma década após a adesão do país à União Europeia

13 Jul 2022 - 16h16 | Atualizado em 13 Jul 2022 - 16h16
União Europeia aprova em definitivo adesão da Croácia ao euro em 2023 Lorena Bueri

A partir de janeiro de 2023, a Croácia fará parte da zona do euro. A decisão foi aprovada de maneira definitiva na última terça-feira (12), pelos Ministros das finanças da União Europeia.

Em comunicado Zbynek Stanjura, ministro das Finanças da República Tcheca, parabenizou o país por tornar-se o 20º país a aderir à zona do euro.

A moeda tradicional usada na Croácia, até o momento, é a Kuna, que terá sua troca no primeiro dia do ano vem - o fato acontece a menos de uma década após a adesão do país na União Europeia.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), disse durante a cerimônia de assinatura dos documentos que aquele era “um dia de celebração” e “um ato de convicção”.

Porém, a Croácia se junta à zona do euro, em um momento difícil para a moeda europeia, e isso devido à desvalorização do euro que teve seu valor abaixo do dólar pela primeira vez em 20 anos.

Em uma reunião que aconteceu na última terça-feira em Bruxelas, o ministro Maric disse que nos últimos dias todos haviam passado por momentos difíceis (se referindo a queda do euro), mas que com políticas e medidas coordenadas, conseguiriam enfrentar.

Para conseguir entrar na zona do euro, a Croácia precisou cumprir condições rígidas, entre elas: manter a inflação no mesmo patamar que os outros países da União Europeia e ainda garantir o gasto público sob controle.


União Europeia aprova uso do euro pela Croácia (Vídeo: Reprodução/Youtube)


O euro passou a valer no dia 1° de janeiro de 2002, quando os países da UE decidiram deixar banir suas moedas tradicionais para aderirem a apenas uma que valeria em todo o bloco da União Europeia.

Desvalozição do euro

Nesta quarta-feira (13), pela primeira vez desde 2022, o euro sofreu uma desvalorização. O fato ocorreu após a divulgação dos resultados da inflação nos Estados Unidos. A moeda perde 10% de seu valor, em meio a temores de recessão nos países da Europa.

 

Foto destaque: Moeda euro. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo