Saúde

Unha encravada: veja as causas e o tratamento indicado para a condição

A pesquisa “Os Pés Brasileiros”, realizada em 2012 pela Pés Sem Dor, constatou que 39,4% da população tiveram ou têm unha encravada. 34,8% dos homens e 43,8% das mulheres sofreram com a deformidade

11 Nov 2022 - 08h30 | Atualizado em 11 Nov 2022 - 08h30
Unha encravada: veja as causas e o tratamento indicado para a condição Lorena Bueri

Todos já tiveram em algum momento a unha encravada ou conheceram alguém que tinha. Apesar do nome científico, onicocriptose, é popularmente conhecida como unha encravada.

A condição nada mais é do que uma circunstância na qual o canto de uma unha vai crescendo e acaba cortando a carne do dedo, causando uma ferida e inflamação no local, gerando vermelhidão e pus, responsável pela dor e desconforto. Isso acontece grande parte das vezes no dedão do pé, mas pode ocorrer em qualquer dedo. O problema, grandes vezes, acontece por compressão sobre a unha em contato com a carne.

Ela pode ocorrer pela deformação da pisada, precisando do uso de uma palmilha para corrigir, pelo uso exagerado de sapatos, especialmente o sapato de bico, o sapato de EPI, com bico de aço, normalmente usado em ocasiões de risco, como bombeiros e outros profissionais. "Há também a questão genética, quando o formato do pé já predetermina a unha encravada. Há tratamentos diversos para todos os casos, mas precisamos estudar caso a caso para buscar um melhor atendimento", explica a podóloga e especialista Marta Botelho.

Os sinais e sintomas são fáceis de detectar. Além do desconforto e da dor, é possível observar o inchaço e a vermelhidão na unha doente, incluindo sangramento ou pus nos casos de inflamação, podendo ocorrer carne esponjosa e alteração do dedo, algum sangramento e problemas para caminhar.

 

Veja as causas da unha encravada

  • Uso exagerado de sapatos apertados ou de bico fino;
  • Prática de alguns exercícios como corrida, ballet e futebol, ou qualquer outra atividade que usa os pés de maneira exagerado ou com grande chance de causar trauma nas unhas dos pés;
  • Unhas aparadas ou cortadas de maneira errada;
  • Dedos muito largos ou desviados pode ajudar o aperto causado pelos calçados;
  • Uso de meias sintéticas ou muito apertadas.

TRATAMENTO

Em muitos casos tentam resolver o problema na própria casa, de maneira caseira e errada, podendo causar sangramento, infecção e até deformação na unha. "Há chance de ocorrer o descolamento da unha na hora de cortar trazendo complicações. O podólogo vai fazer o corte certo na unha além de todo o procedimento de maneira higiênica e segura", diz Botelho, recomendado que sempre procurem os profissionais nestes casos.


Procedimento no pé.(Foto: Reprodução/Pexels)


A questão pode ser resolvida com higienização através de soluções que tenham antisséptico, para eliminar a inflamação, desde que não haja maiores complicações. Mas caso aconteça a piora, irá ocorrer dor intensa, inflamação e formação da chamada 'carne esponjosa', podendo ser solucionado, definitivamente, com um procedimento cirúrgico. 

 

 

Foto destaque: Unha do pé Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo