Empreendedorismo

Um terço das empreendedoras esperam crescer 30% este ano

Mercado Pago apresenta pesquisa com perfil das empreendedoras brasileiras e aponta as estratégias que irão apoiar o crescimento de pequenos negócios femininos em 2023

08 Mar 2023 - 20h00 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 20h00
Um terço das empreendedoras esperam crescer 30% este ano Lorena Bueri

Todos os anos, o empreendedorismo feminino cresce no Brasil, as mulheres vêm mudando a cara do mercado, empreendendo cada vez mais. O Sebrae informou, com base em dados do IBGE, que no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país. E mesmo com o cenário desafiador para pequenas empresas brasileiras, elas estão otimistas com o futuro.

O Mercado Pago, fintech de pagamentos do Mercado Livre, divulgou em pesquisa que as mulheres empreendedoras brasileiras estimam multiplicar suas receitas e crescer ao menos 30% em 2023.

A pesquisa que ouviu mais de 4 mil mulheres durante o mês de fevereiro de 2023, traçou o perfil, principais dores e expectativas dessas empreendedoras. Um destaque importante é que mais da metade (51%) das entrevistadas afirmam que o empreendimento é sua principal fonte de renda da família e 24% geram, por meio do seu negócio, boa parte da receita familiar.


 

As empreendedoras brasileiras enfrentam o desafio de conciliar as tarefas de casa com o trabalho mesmo o empreendimento ser a principal fonte de renda da família (Arquivo: Pixabay)


Em relação ao perfil demográfico dessas líderes, a pesquisa identificou que quase metade (49%) são pardas, 39% são brancas e 9% são pretas. A maioria (83%) tem filhos: 39% têm dois filhos, 33% três ou mais e 28% delas têm um. A faixa etária predominante é de 30 a 39 anos, com 38% das respostas. Na sequência estão empreendedoras entre 40 e 49 anos.

Elas enfrentam as dificuldades em busca de crescimento: mais de 1/3 delas acredita que seu negócio crescerá mais que 30% este ano, enquanto 29% dizem que poderá ter o aumento da receita de 15 a 30%.As mulheres também enfrentam o desafio de conciliar as tarefas do lar com as do  trabalho.

 

Expectativa para 2023

Todas querem crescer em 2023 e estão focadas em uma estratégia:

- 54% acreditam no potencial das redes sociais;

- apostam também nas datas sazonais como, Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados, e estão se organizando para isso;

- pretendem vender mais em marketplaces; e

- fomentar o delivery.

Conforme apresentado é possível afirmar que pelo menos 93% das mulheres empreendedoras pretendem ampliar suas estratégias digitais.

Programa Agora Vai, Mulher

O Mercado Pago promove iniciativas de apoio e fomento ao empreendedorismo feminino, como o ‘Programa Agora Vai, Mulher’. Uma parceria com a Aliança Empreendedora, onde busca capacitar mulheres para que elas desenvolvam habilidades de gestão financeira para alavancar seus negócios. Empreendedorismo feminino: conheça o programa “Agora Vai, Mulher” por meio do link: https://empreendedores.mercadopago.com.br/programa-agora-vai-mulher

 

 

Foto Destaque: As mulheres empreendedoras brasileiras pretendem multiplicar suas receitas e crescer ao menos 30% em 2023 (Arquivo: Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo