Notícias

Um mês dos atentados contra a sede dos três poderes

Confira o balanço feito pelo g1 Política das principais consequências impostas aos infratores e envolvidos com os ataques. Ao todo, 653 pessoas foram denunciadas por crimes como associação criminosa e tentativa de golpe de estado.

08 Fev 2023 - 12h51 | Atualizado em 08 Fev 2023 - 12h51
Um mês dos atentados contra a sede dos três poderes  Lorena Bueri

Em 8 de janeiro deste ano, um grupo de pessoas contra o atual governo planejou um encontro em Brasília que terminou com a destruição parcial das sedes dos três poderes, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.



A investigação de tais atos levou à prisão em flagrante de 1.406 participantes do vandalismo; Dessas pessoas, 942 tiveram prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e 464 conseguiram liberdade provisória – tendo que cumprir algumas medidas cautelares, como recolhimento domiciliar durante a noite.

Outras medidas tomadas pelos oficiais levaram ao afastamento do governador do Distrito Federal e exoneração de servidores públicos.


Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal afastado do cargo. (Foto: Reprodução/Agência Brasil/Twitter)


Até o momento, a Procuradoria-Geral da República já denunciou 653 pessoas pelas atrocidades cometidas.

Os responsáveis pelo ato inconstitucional responderão à crimes como:

  • Associação criminosa;
  • Incitar a animosidade entre as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais;
  • Tentativa de abolir, com grave ameaça ou violência, o Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância;
  • Inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
  • Associação criminosa armada;
  • e deterioração de patrimônio tombado.

O Ministério Público Militar também instaurou um inquérito para apurar a participação de oficiais no ato terrorista. As investigações giram em torno de, pelo menos, 8 delitos:

  • Supostas ações ou omissões de oficiais-generais;
  • Acolhimento de manifestantes acampados pelo Comando Militar da Amazônia;
  • Suposta omissão das Forças Armadas quanto às invasões;
  • Suposta participação de militar da Marinha nos atos;
  • Suposta participação de militar da FAB nos atos;
  • Suposto confronto de militar do Exército com militares da PMDF no Palácio do Planalto;
  • Suposta participação de militares em atos antidemocráticos;
  • Suposto auxílio de militares do Exército na fuga de golpistas.

Além disso, dois inquéritos Policiais Militares (IPM) foram instaurados mês passado, nos dias 10 e 11 de janeiro, com a finalidade de investigar atos de injúria e ofensa às Forças Armadas, supostamente cometidos por um militar de reserva do Exército.

Agentes públicos também estão sendo investigados pela Controladoria-Geral da União (CGU), após receber denúncias de participação dos mesmos. De acordo com o órgão, até o momento, dois servidores foram identificados e as devidas providências estão sendo tomadas junto aos órgãos em que trabalham – Ministério da Fazenda e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).  

 

Investigados

Além do ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (PL), outros nomes estão sendo investigados, como Anderson Torres, ex-ministro da justiça e secretário de Segurança Pública, que prisão determinada pela justiça. Junto dele, o ex-comandante da PMDF, Fábio Augusto Vieira, que também foi preso, mas este teve liberdade provisória concedida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fernando de Souza Oliveira, o “número dois” da Secretaria de Segurança Pública do DF, e outros 12 servidores da Segurança Pública do DF foram exonerados dos cargos.

Três deputados federais também estão sendo investigados; São eles: André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP), suspeitos de incitação aos ataques de 8 de janeiro.



Operação Lesa Pátria

A operação deflagrada pela Polícia Federal chegou à sua quinta fase nesta última terça-feira (07); Ela é destinada a buscas e apreensões contra os identificados, bem como fazer o cumprimento das prisões.

Na última quinta-feira (02) a PF prendeu quatro policiais militares suspeitos de colaborar com os atos golpistas na Esplanada.

 

Foto destaque: Golpistas vandalizam prédio público em Brasília durante ataques às sedes dos Três Poderes. Reprodução/g1 Política/Adriano Machado/Reuters. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo