Notícias

Ucrânia pode sofrer com falta de armazenamento de grãos entre 2022 e 2023, revela a agência APK Inform

A Ucrânia obteve certa diminuição na exportação de grãos por conta da invasão da Rússia, fazendo com que não consiga ter espaço para armazenar os seus produtos ao longo dos anos de 2022 e 2023.

3 min de leitura
03 Mai 2022 - 20h42 | Atualizado em 03 Mai 2022 - 20h42

A agência APK Inform anunciou hoje, no dia 3 de maio, que a Ucrânia terá uma redução em seu armazenamento de grãos em 2022/23. O motivo seria a guerra que está acontecendo contra a Rússia, pois a Ucrânia, uma grande produtora de grãos e oleaginosas, teve as exportações destes produtos diminuídas.

APK Inform é uma agência de consultoria do agronegócio dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Os países que fazem parte do bloco político-econômico são aqueles que formavam a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Entre os países membros estão:  Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Geórgia e Azerbaidjão.

O conflito no território ucraniano limitou as formas de exportar os produtos, sendo possível apenas por trens na fronteira ocidental ou nos portos pequenos do rio Danúbio. Ele é o segundo maior rio da Europa e passa por 10 países antes de desaguar no Mar Negro. 


Bandeira da Ucrânia por cima do trigo. (Foto: Reprodução/Anna Koberska/iStock)


Em janeiro de 2022, o Serviço Estatístico Estatal da Ucrânia divulgou que a capacidade para fazer o estoque era de 75 milhões de toneladas. As empresas de processamento e armazenamento possuem um total de 30,5 milhões e os agricultores tem posse de 44,5 milhões de toneladas. Por algumas delas estarem em áreas onde os conflitos estão ocorrendo, a capacidade se limitou para 60,9 milhões. 

Durante a temporada 2021/22 foram produzidas 25,1 milhões de toneladas, um número maior que da temporada anterior. Elas ocuparão cerca de 35% das reservas atuais. De acordo com a APK Inform, a previsão de produção para 2022 na Ucrânia de grãos e oleaginosas é de 55,9 milhões. 

Com as condições meteorológicas favoráveis e o início da primavera, é esperada a chegada de uma grande colheita. Com déficit para armazenar aproximadamente 16,3 milhões de toneladas das novas colheitas que são esperadas, a pressão acaba aumentando sobre a escassez de infraestrutura para o armazenamento dos produtos. 

Foto de destaque: Bandeira da Ucrânia. Reprodução/iStock

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo