Notícias

Ucrânia enfrenta dificuldade para restaurar energia nas residências

Ataques da Rússia atingiram usinas de fornecimento elétrico da Ucrânia deixando boa parte do país totalmente no escuro.

3 min de leitura
25 Nov 2022 - 19h30 | Atualizado em 25 Nov 2022 - 19h30

O ataque da Rússia a infraestrutura da Ucrânia na última quarta-feira (23) provocou um fechamento temporário na maior parte das usinas de energia do país, deixando a maioria das pessoas sem eletricidade. Os governantes da Ucrânia tem corrido para restaurar a energia elétrica nas residências do país, mas, de acordo com um comunicado da empresa nacional de fornecimento de energia, Ukrenergo, os ventos fortes, chuva e tempestades abaixo de zero estão sendo fatores de dificuldade.

O ritmo de restauração [para consumidores domésticos] foi retardado por condições climáticas difíceis: devido a ventos fortes, chuva e temperaturas abaixo de zero à noite, gelo e rajadas de vento nas redes de distribuição, que aumentam os danos causados ​​​​pelos mísseis russos”, afirmou, acrescentando que as equipes de reparo estavam “trabalhando dia e noite para reparar os danos”.

No entanto, o comunicado disse que ainda existe um déficit de eletricidade no sistema, que levaria os consumidores a perderem o acesso à eletricidade por vezes em “horários de restrição de consumo planejados e emergenciais”.


Imagem da Nasa mostra Ucrânia no escuro após ataques russos. (Foto: NASA/Reprodução/Twitter)


Pedimos aos ucranianos que se lembrem de que, se não houver luz na casa, significa que os reparadores estão trabalhando naquele exato momento”, disse a Ukrenergo.

Ataque Russo

Segundo as forças armadas ucranianas, 70 misseis russo foram lançados na tarde de quarta-feira, e 51 foram abatidos, juntamente com cinco drones de ataque. Os ataques da Rússia à infraestrutura de energia da Ucrânia acontecem antes do rigoroso inverno, e as sucessivas ondas de ataques deixam grande parte do país enfrentando apagões contínuos.

Além da queda de energia, os ataques provocaram também a interrupção do abastecimento de água em várias cidades, deixando por exemplo o hospital de Kramatorsk no escuro e sem água. O estabelecimento recebe os militares feridos que lutam no front de Bakhmut, onde os soldados combatem há meses praticamente sem repouso. Os médicos e enfermeiros do hospital atendem os pacientes com uma lâmpada frontal.

 

Foto destaque: Kiev sem eletricidade após bombardeios em instalações de infraestrutura. Reprodução/Reuters/Gleb Garanich

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo