Notícias

Ucrânia começa a evacuar civis com nova trégua da Rússia

Nesta terça feira, a Rússia anunciou uma nova trégua, permitindo que os civis ucranianos possam fugir de cidades atingidas. O número de refugiados já ultrapassa de 2 milhões

09 Mar 2022 - 12h08 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 12h08
Ucrânia começa a evacuar civis com nova trégua da Rússia  Lorena Bueri

Nesta terça feira (8), a Rússia prometeu uma nova trégua, onde os ucranianos podiam fugir das cidades atingidas. A trégua começa hoje e a Rússia abriu corredores humanitários para os civis fugirem da capital, Kiev, e de outras quatro cidades do país. Sendo elas, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. O número de refugiados já ultrapassa um número de 2 milhões, sendo o maior ataque a um país desde a Segunda Guerra Mundial.

O chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia, Mikhail Mizintsev, citou que a partir das 10h (horário de Moscou), as forças russas entrariam em um regime de silêncio para os civis saírem em segurança das cidades atingidas.

O governo ucraniano contestou se as rotas passariam pela Rússia ou pela Bielorrússia, mas até o momento não ficou claro a questão. Sendo assim, o governo ucraniano anunciou que irá continuar com os esforços para evacuar as pessoas de Sumy, no leste da Ucrânia. O governo ainda anunciou que às 11h um trem irá transportar crianças e mulheres para fora da área de Kiev.


Quantidade de refugiados saindo da Ucrânia (Foto: Reprodução/Agnieszha Majchrowicz/Anadolu/Getty Images)


A vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuck, disse que que a Ucrânia vai tentar evacuar civis através de seis corredor humanitários e que as forças armadas ucranianas concordaram em parar de atirar nas áreas atingidas nesta quarta feira, por volta das 9h até às 21h.

Na tarde de terça feira, houveram denúncias de que as tropas russas romperam o cessar-fogo em Mariupol. Milhares de civis conseguiram escapar.

Está já está sendo a quinta trégua prometida pela Rússia. Mas apesar do acordo do corredor humanitário, os soldados russos violaram a pausa e tentaram invadir a cidade no momento em que os civis tentavam escapar. De acordo com o relatório de Direitos Humanos da ONU, a guerra entre os dois países já deixou cerca de 474 civis mortos, sendo 29 crianças. Outros 861 civis ficaram feridos, desde o começo da guerra, no dia 24 de fevereiro.

 

Foto Destaque: Civis fugindo da cidade de Irpin. Reprodução/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo