Notícias

Ucrânia: Zelensky acusa Rússia de usar arma química em Mariupol, mas Kremlin nega

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de ter utilizado bombas de fósforo branco em ofensiva a cidade de Mariupol, no leste do país

14 Abr 2022 - 11h42 | Atualizado em 14 Abr 2022 - 11h42
Ucrânia: Zelensky acusa Rússia de usar arma química em Mariupol, mas Kremlin nega Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (13), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de ter utilizado bombas de fósforo branco, armamento químico que é proibido desde 1997 pela Convenção de Armas Químicas sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU). A acusação ocorreu durante um discurso do presidente no parlamento da Estônia, já que na segunda-feira (12), um ataque russo direcionado a Mariupol desencadeou uma investigação por parte da Ucrânia relacionado a possível uso de bombas de fósforo branco. A Rússia nega a acusação.


Bombardeio de fósforo branco sobre Damasco, Síria, em março de 2018. (Foto: Reprodução/Hamza Al-Ajweh/AFP/Getty)


Esta arma química em questão é altamente nociva para o ser humano. Pode causar desde sérias lesões que acometem os ossos, queimaduras graves, corromper o sistema respiratório, adentrar a corrente sanguínea diretamente pela pele e  até mesmo resultar em falência múltipla dos órgãos. Muito utilizada em conflitos globais anteriores, o fósforo branco não é ilegal quando utilizado como forma de desorientar o inimigo, devido as propriedades químicas que fazem o fósforo queimar rapidamente em contato com o oxigênio formando uma cortina de fumaça ou iluminando o local.

Segundo o Médico do PAME, Dr.Claudio Azoubel Filho, apesar de ser perigosa para o homem. "Pode ser encontrado na forma incolor, branca ou amarela. Não é encontrado livre na natureza, sendo largamente distribuído combinado com minerais, principalmente em rochas de fosfato. É utilizado em processos químicos e na manufatura de munições produtoras de fumaça. Nas indústrias químicas, pode ser utilizado na produção do ácido fosfórico e outros químicos utilizados em fertilizantes, aditivos alimentares e compostos de limpeza. No passado, o fósforo branco foi utilizado em pesticidas e em armas de fogo", comentou o doutor. 

De toda forma, segundo o The New York Times, há relatos de que a Rússia pode estar planejando usar armas químicas durante os combates, além dessa situação ainda não verificada sobre já ter utilizado a bomba de fósforo na ofensiva contra Mariupol, cidade no leste ucraniano já bastante desgastada.

 

 

Foto destaque: Fósforo branco disparado sobre Damasco, Síria, em março de 2018. Reprodução/Hamza Al-Ajweh/AFP/Getty

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo