Mundo Animal

Uakari dos Kanamaris, nova espécie de macaco é descoberta na Amazônia

Nova espécie é exclusiva do bioma amazônico, tem características genéticas e físicas diferentes de outros primatas do mesmo gênero

07 Jun 2022 - 20h29 | Atualizado em 07 Jun 2022 - 20h29
Uakari dos Kanamaris, nova espécie de macaco é descoberta na Amazônia Lorena Bueri

Uma nova espécie de primata foi descrita cientificamente no Brasil,  na Amazônia, o Uakari dos Kanamaris (Cacajao Amuna), essa espécie tem características genéticas e coloração da pelagem diferentes de outros macacos do mesmo gênero e é exclusivo do bioma.

O Uakari tem a pelagem do corpo totalmente branca e a face sem pelos e avermelhada, a especificação da nova espécie foi informada em artigo cientifico pela revista Molecular Phylogenetics and Evolution em publicação internacional, que tem como autor o pesquisador brasileiro Felipe Ennes Silva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A partir de análises de DNA ficou comprovado que o uakari tem distinções genéticas e morfológicas dos outros da sua espécie. 

A nova espécie foi encontrada na região do Rio Tarauacá, que banha os estados do Acre e Amazonas, e o nome faz referência aos Kanamaris do Juruá, um grupo indígena presente na região, a taxa de desmatamento da área vem aumentado devido a BR 364 que liga as cidades de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, no Acre, o local fica cerca de 700 quilômetros de distância dos outros tipos de Uakari. 


Mapa mostando onde outras espécies são encontradas (Arte Reprodução: Site Conexão Planeta)


Há ainda pouco estudo sobre a ecologia e comportamento deste novo primata, de acordo com Felipe Ennes, o pioneiro no estudo de macacos desta espécie foi o primatólogo José Márcio Ayres, no final da década de 1970 e começo da de 1980, na região do médio Rio Solimões, mas na época pouco se sabia, até recentemente, sobre a diversidade destes primatas. Por isso a classificação taxonômica seguia uma proposta publicada em 1987 pelo mastozoólogo, Dr. Phillip Hershkovitz, que era baseada no padrão de coloração de pelagem dos uakaris, o que era o principal parâmetro usado para compreender a diversidade de primatas (e outros mamíferos) no período pré-molecular.  

Para identificar essa nova espécie, Felipe visitou coleções científicas no Brasil, Estados Unidos e Europa para rever o padrão de coloração de pelagem dos uakaris e comparar espécimes que não estavam disponíveis em coleções científicas antigas, a partir daí foi feito o levantamento genético que se diferenciava dos uakaris já conhecidos. 

Foto destaque: Uakari, nova espécie exclusiva da Amazônia (Reprodução: site Conexão Planeta)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo