Notícias

USP mantém obrigatoriedade de máscaras

Apesar da liberação do Governo paulista quanto ao uso, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu manter a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados dentro do estabelecimento.

21 Mar 2022 - 18h43 | Atualizado em 21 Mar 2022 - 18h43
USP mantém obrigatoriedade de máscaras Lorena Bueri

A Universidade de São Paulo (USP) optou por manter a obrigatoriedade do uso de máscaras, de acordo com o comunicado publicado no último domingo (20). Mesmo com a liberação desse equipamento de segurança em ambientes fechados, feita pelo Governo do Estado de São Paulo, a USP decidiu manter a decisão.


 Campus da USP em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/Arquivo A Cidade)


Segundo o comunicado, a decisão de manter essa obrigatoriedade se dá pelas semelhanças entre as atividades na universidade e as do transporte público, no sentido de que em ambas há um elevado número de pessoas, circulação de ar restrita, proximidade física e tempo de permanência prolongado nos ambientes. Então, como no transporte público ainda é obrigatório o uso, para a USP, o ideal é manter o mesmo protocolo em seu ambiente.

Abaixo o comunicado completo:

"Com base no disposto na Portaria Interministerial nº 14/2022, no Decreto Estadual nº 66.897, de 17 de março de 2022, nas especificidades do ambiente universitário e na avaliação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, a Universidade de São Paulo determina que o uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da Universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da Universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração.

Deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou tipo N95, bem ajustadas ao rosto cobrindo do nariz ao queixo.

Essa determinação foi decidida por analogia ao estabelecido para usuários de transporte público (número elevado de pessoas no mesmo ambiente, circulação restrita de ar, proximidade física e tempo de permanência prolongado).

Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP"

Essa decisão já está em vigor e vale para todos os professores, alunos, servidores, prestadores de serviços e visitantes. Já nas áreas abertas da universidade, o recomendado é o uso da máscara em situações de aglomeração. A norma exige máscaras cirúrgicas ou do tipo N95.

Foto Destaque: Campus da USP em Piracicaba. Reprodução/Marcos Santos/USP Imagens

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo